Em plena crise pela qual passa o Brasil, você já se perguntou se sua área será afetada pela onda de demissões que assombra o país? Segundo Marcelo Braga, sócio da consultoria Search, setores como tecnologia, mercado farmacêutico, agronegócio e o mercado financeiro são segmentos menos afetados pela crise. Ele aponta que atividades relacionadas a trabalhos de redução de despesas, aumento de qualidade e eficiência em estruturas, processos e procedimentos, também passam por um momento melhor, mesmo com um cenário nacional negativo.
Ficou curioso para saber como sua profissão está enquadrada no meio da crise? Confira 26 carreiras que são quase à prova de crise no Brasil, segundo especialistas em recrutamento:
1) Controller ou Gerente de Controladoria
Segunda pessoa responsável pelo departamento financeiro de uma empresa, este profissional continua bastante requisitado por instituições de várias áreas (principalmente do setor industrial) para adequação em tempos de crise.
2) Profissional de Auditoria e Controles Internos
Responsável por identificar riscos e apresentar soluções para o negócio, este profissional tem a capacidade de alcançar mais eficácia em processos internos, por isso sobrevive à crise.
3) Gerente de Risco
Pessoa que analisa todos os processos de venda e geração de receita, além de aspectos financeiros. Este profissional sobrevive à crise porque é fundamental na empresa, atuando diretamente em atividades que podem tirar o negócio de um cenário ruim a curto, médio ou longo prazo.
4) Profissional de Planejamento Tributário
Responsável pela gestão fiscal e por evitar riscos e também gastos desnecessários, este profissional sobrevive à crise justamente pelo fato do Brasil apresentar muita burocracia em seus processos, por isso é tão essencial para qualquer negócio. Segundo a consultoria Michael Page, esta função é ainda mais requisitada no setor de varejo.
5) Gerente de Compliance
Este profissional tem a responsabilidade de garantir transparência e conformidade com a lei de todas as transações da empresa. “Ele responde a um contexto político que exige adequação máxima às novas legislações e regulamentações”, afirma a gerente da Randstad Professionals, Anna Melo.
6) Profissional da Área de Compras e Suprimentos
Responsável pela compra direta e indireta de todos os produtos utilizados pela empresa. Segundo especialistas, o profissional sobrevive à crise pela capacidade de renegociar contratos antigos e fechar parcerias com novos fornecedores que se adequem ao período de crise.
7) Gestor de Processos e Projetos
Para cumprir prazos e orçamentos ajustados em tempos de crise, este profissional é essencial para que as empresas reorganizem seus processos internos e sobrevivam a períodos instáveis do mercado.
8) Head ou Gerente de Tesouraria
É a pessoa que controla todas as operações financeiras de um negócio e que tem a capacidade de acompanhar as variações econômicas do mercado em crise.
9) Analista ou Supervisor de Custos
Responsável por reduzir os custos internos e externos da empresa. “Um profissional que corta gastos é alguém de quem nenhum empregador vai abrir mão neste momento”, diz a gerente de divisão da Robert Half, Marcela Esteves.
10) Profissional de Vendas e Novos Negócios
“Como está na linha de frente, esse profissional é bem-vindo em qualquer momento”, diz o diretor de recrutamento da consultoria STATO, Paulo Dias. Este gera novas receitas e expõe os produtos e o nome da empresa no mercado.
11) Profissional de Gestão da Mudança ou Turn Around
Profissional sobrevive à crise pela capacidade de provocar mudanças que realmente causem impacto em setores estratégicos da empresa, como na área de finanças ou de recursos humanos.
12) Profissional de Saúde Preventiva e Terapêutica (médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo)
“Enquanto cada vez mais pessoas adoecem e demandam cuidados especiais, faltam médicos”, diz a sócia-diretora da Resch Recursos Humanos, Jacqueline Resch. A função do profissional é zelar pela saúde humana em várias áreas.
13) Profissional de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento)
Pessoa responsável por soluções inovadoras que possam ser aplicadas nos serviços e produtos de uma empresa. “Profissionais capacitados a atendê-las nesse sentido estão sendo muito procurados”, afirma o gerente da Talenses, Rodrigo Maranini.
14) Coordenador ou Gerente de Qualidade/SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente)
Profissional que gerencia todas as atividades da empresa dentro das exigências ambientais e também para preservar a saúde e integridade física dos funcionários. “Além de cumprir a lei, as empresas também precisam cuidar disso para não prejudicar sua reputação e, consequentemente, o seu lucro”, explica Maranini.
15) Gerente ou Diretor de S&OP (Planejamento de vendas e operações)
Este profissional planeja estratégias de venda e faz a interface com o setor logístico da empresa, sendo importante para reduzir custos e evitando prejuízos com o estoque.
16) Consultor de Shipping ou Exportação
É a pessoa responsável por controlar e orientar cada processo de exportação, como logística, burocracia alfandegária e negociação com as empresas que realizam o transporte das cargas. A crise que elevou o valor do dólar fez este mercado aquecer, assim, a profissão também se valorizou.
17) Consultor de Projetos em Logística
“Hoje, as pessoas compram de forma mais global, remota e complexa”, explica Rodrigo Maranini. Este profissional sobrevive à crise pela habilidade de melhorar o fluxo de trabalho em uma empresa e de se adaptar a novos cenários globais de consumo.
18) Profissional Generalista de Recursos Humanos
É a pessoa com perfil mais versátil e que irá trabalhar no desenvolvimento organizacional da empresa e também no recrutamento e treinamento de novos funcionários. “Não basta ser especialista, as empresas buscam profissionais que abracem outros subsistemas na área de Recursos Humanos”, diz Natasha Patel, da Hays.
19) Profissional de RH com Foco em Folha de Pagamento (para multinacionais)
“Muitas empresas transferem este serviço a terceiros, mas há aquelas que preferem manter a estrutura de folha de pagamento internamente, por conta da confidencialidade dos valores de salário”, afirma Natasha.
20) Profissional de RH com Foco em Política de Benefícios
Responsável pela organização de melhores benefícios para os funcionários da empresa, este profissional sobrevive à crise porque pode ajudar na redução de custos do negócio.
21) Subscritor de Seguros
Profissional que realiza a negociação e a integração entre as companhias de seguro e a empresa, tendo um foco maior na gestão de riscos. Sobrevive à crise pela capacidade de minimizar riscos e eventuais prejuízos para o negócio.
22) Desenvolvedor de Software
Por atuar em uma área que busca inovações e soluções tecnológicas para melhorar a produtividade e os resultados da empresa, o desenvolvedor de software é um profissional que não sofre tanto assim em um cenário de crise.
23) Engenheiro de Energia Renovável
“Temos recebido até pessoas que vêm de outro país, porque há falta de mão de obra no Brasil neste setor que é relativamente novo”, diz o sócio da Asap, Carlos Guilherme Nosé. Profissional atua em projetos inovadores no setor e que tragam benefícios para a empresa, como a melhoria de seus processos que utilizam energia.
24) Gerente de Inteligência de Mercado
Por gerar mais valor para a empresa, produtos e serviços, o gerente de inteligência de mercado trabalha diretamente com o setor de marketing e busca novas estratégias para atender as necessidades dos clientes.
25) Gerente Geral de E-commerce para Varejo
Somente no ano de 2014, o mercado de compra e venda online subiu 25% no Brasil, por isso este profissional é muito requisitado mesmo em períodos de crise.
26) Gerente de Processos / Melhoria Contínua
O próprio nome do cargo já diz por que este profissional sobrevive à crise, já que trabalha para que a empresa reduza custos e aperfeiçoe todos os processos na obtenção de resultados positivos.