Quem nunca trabalhou em uma empresa e teve que conviver com colegas de trabalho que mais parecem crianças do que profissionais qualificados? Mesmo em pleno século XXI, momento no qual o mercado está cada vez mais competitivo e exigente ainda é possível encontrar pessoas com sérios problemas de infantilidade no ambiente de trabalho.
E esta percepção, todavia, não é apenas baseada no que encontramos por aí… Segundo pesquisa realizada pelo Career Builder, 75% dos mais de cinco mil entrevistados afirmaram já ter presenciado comportamentos infantis em ambientes profissionais.
Dentre as observações mais comuns, reclamações e lamentos foram apontados como frequentes para 55% dos entrevistados. Já caras e bocas em situações contrárias ao esperado são comuns para 46% dos homens e mulheres que responderam à pesquisa. Além disso, atitudes infantis como bisbilhotar colegas de trabalho, pregas peças, montar “panelinhas”, espalhar boatos, fazer fofoca, fazer birras, recusar informações e fazer caretas sem que os outros vejam também aparecem na pesquisa sobre infantilidade no ambiente de trabalho.
Quer saber mais? Separamos oito casos de infantilidade no ambiente de trabalho para você conferir na sequência. Caso tenha identificado situação semelhante em sua empresa, deixe seu recado nos comentários.
1 – Dono de empresa já fez birra, gritou, bateu porta e virou a cara para o funcionário que não fez determinado trabalho como ele queria.
2 – Funcionário já se escondeu dentro da empresa para escapar de tarefas e outras obrigações durante a jornada de trabalho.
3 – Funcionário acusa o outro de algo com a intenção de deixá-lo em apuros.
4 – Colaborador planejou pregar uma peça em um colega de trabalho.
5 – Funcionário atacava a geladeira de hora em hora e deixa os outros colegas de trabalho sem ter o que comer durante o expediente.
6 – Ao bloquear vagas de estacionamento para evitar que outros funcionários estacionassem na rua, este funcionário desagradou toda a empresa.
7 – Determinada funcionária acessava durante o experiente alguns sites com conteúdo inapropriado. Além disso, repassava e-mails com fotos destes sites.
8 – Um funcionário saiu para almoçar e nunca mais voltou à empresa.