Independente do porte e segmento da empresa, é preciso contar com um profissional capacitado e preparado para lidar e gerenciar pessoas no dia a dia. Porém, mais do que apenas controlar ânimos de funcionários com personalidades diferentes, é preciso tirar o que há de melhor em cada profissional em prol da empresa. Este é o desafio de quem administra colaboradores dentro de uma organização.
Como liderar e gerenciar pessoas com eficiência?
O primeiro passo é ouvir seus funcionários. Saiba o que cada pessoa acha da empresa, o que pode melhorar e o que deve ser corrigido imediatamente. Bons gerentes e diretores estão sempre abertos a opiniões distintas e que possam agregar mais valor à empresa. Também é fundamental estar preparado para receber críticas e enfrentar problemas muitas vezes gravíssimos, como pedidos de demissões inesperados.
A arte de liderar e gerenciar pessoas também é um grande aprendizado pessoal. Pelo menos uma vez por semana, se possível, reserve alguns minutos para entender os problemas pessoais dos funcionários, seus medos e angústias e apresente alternativas de como a empresa pode auxiliar cada colaborador. Entender o que motiva, e desmotiva, um funcionário é essencial para elevar sua autoestima e, consequentemente, sua produtividade.
Como líder de uma equipe, você também precisará saber quais são os melhores momentos para cobrar mais ou menos de um profissional. Lembre-se que estamos falando de pessoas e não de máquinas, portanto, nem sempre é aconselhável exigir muito de um profissional que pode estar cansado ou com preocupações mais graves. Estude sua equipe, trace um perfil de cada colaborador e faça um planejamento de tarefas de acordo com este quadro.