Liderar nem sempre é uma tarefa tão simples quanto parece. Na verdade, nunca é. Isso porque, além de garantir que o trabalho esteja sendo bem executado e que a equipe esteja motivada, o bom líder precisa olhar para suas próprias atitudes e entender que é referência para os demais. Agora, tudo o que o ocupante desse cargo sente ou faz afeta o trabalho dos outros, direta ou indiretamente.
Para ajudar os líderes a entenderem de que forma as suas ações impactam negativamente o ambiente de trabalho, a Forbes divulgou uma lista idealizada por Peter Daisyme, da Palo Alto, com perguntas que podem ajudar a minimizar os problemas. Confira:
Você demonstra confiança em seus empregados?
Às vezes é difícil delegar tarefas e confiar em outras pessoas. Esse problema pode se transformar em algo maior e fazer com que o ambiente se torne estressante. Por isso, é importante que faça uma pausa e lembre que você fez a coisa certa para o seu negócio. Imagine a empresa como um filho: uma hora ele vai voar por conta própria e você precisa confiar nas escolhas que fez.
Você ama seu trabalho o tempo todo? Faz uma boa gestão?
Há um velho ditado que diz: “faça o que gosta e nunca mais precisará trabalhar”. Apesar de a máxima ser verdadeira, não há nenhum trabalho no mundo que não tenha pontos fracos. Nos dias difíceis, nas perdas de contratos ou em qualquer ocasião que pareça que o mundo está desabando ao seu redor, é importante manter a calma e não perder o foco. Um estudo da Universidade de Harvard chama isso de “Gestão sem Incidentes”. A ideia é usar o momento para atualizar os empregados, manter a calma e usar liderança para ajudar a promover a lealdade. Caso você tenha um posicionamento negativo, isso pode impedir que as pessoas que têm grandes idéias se aproximem.
Você valoriza todos os membros da equipe da mesma forma?
A valorização profissional é o maior motivador de um colaborador. Isso não se trata apenas de contratação ou de promoção, mas também de interação em momentos inesperados. Todo líder deve se esforçar para fazer com que seus funcionários se sintam seguros e iguais aos demais.
Os seus funcionários estão engajados?
Manter os funcionários engajados e se sentindo parte de um todo é de extrema importância para os negócios. Pergunte sobre sua vida pessoal e profissional, seus objetivos ou conte como confia nele. Isso vai demonstrar confiança e parceria. Uma pesquisa da Gallup revela que os funcionários ativamente desengajados custam à economia americana até 350 bilhões de dólares por ano, devido à perda de produtividade.
E você, acha está fazendo o que é preciso para manter seus funcionários felizes?