Nos últimos anos as equipes de trabalho de algumas empresas ficaram mais enxutas, mas essa mudança não afetou os prazos e nem a quantidade de tarefas. Por conta disso, os líderes estão pressionando cada vez mais seus funcionários para impulsionar a agilidade na execução e evitar atrasos nas entregas dos projetos. Mas como cobrar as equipes de maneira correta? Como evitar que essa pressão cause um efeito contrário ao esperado?
Em sua coluna para o site “Harvard Business Review”, Liane Davey, autora do livro “You First: Inspire Your Team to Grow Up, Get Along, and Get Stuff Done” (Você na frente: inspire sua equipe a crescer, progredir e fazer acontecer“, em tradução literal), conta que o estresse positivo motiva a ação e neutraliza a inércia. Já o negativo imobiliza, sufoca a criatividade da equipe e desencadeia o medo.
O nível ideal de estresse – que cria um sentimento de mudança sem debilitar – fica no meio entre esses dois extremos. “O primeiro passo é avaliar o estado atual. Preste atenção nas pessoas que estão muito confortáveis com o status quo, resistem à necessidade de mudar ou não se aplica em fazer o trabalho”, orienta Liane.
Nesse processo, o maior desafio é identificar as pessoas que estão sobrecarregados pelo excesso de estresse, uma vez que cada uma responde de um jeito. Segundo a colunista, elas podem trabalhar horas sem pausas, ficar preocupantemente quietas ou interagindo com os líderes com menos frequência.
Liane Davey separou algumas dicas para ajudar os líderes a cobrarem suas equipes de maneira correta. Confira:
Aumente a frequência e a concisão dos feedbacks
É fácil manter o status quo quando ninguém está olhando. No momento em que um funcionário sabe que você está percebendo seu comportamento, os níveis de estresse vão naturalmente subir. O segredo para encaminhar a equipe para um nível positivo de estresse é aumentar a frequência do feedback que você fornece.
Ligue o comportamento da pessoa a algo maior e mais importante
Às vezes, um funcionário não faz a ligação entre a forma como ele trabalha e a capacidade da organização para conquistar algo importante. Sendo assim, ele precisa entender que grandes decisões são feitas com base na situação atual do segmento da empresa. Preços, produtos e promoções, por exemplo, podem ser afetados de acordo com os dados do mercado. É necessário ajudar sua equipe a entender os efeitos disso tudo.
Permita uma consequência negativa natural para a falta de ação
Muitas vezes, como gerente, você está tão imerso no desempenho de sua equipe que está disposto a pegar a fazer o trabalho daquela com maus desempenho para evitar um mau resultado. Entretanto, isso só reforça a percepção dos empregados que eles não precisam mudar. Em vez disso, ao permitir um resultado baixo por conta de um mau desempenho, você se sente no direito de pressionar a equipe para colocá-los de volta no eixo.
O que fazer quando a equipe está estressada demais?
Quando sua equipe está negativamente estressada, você pode tomar as seguintes decisões:
Forneça feedback positivo frequentemente
Mude o tom do feedback. Seu conteúdo deve ser focado mais em reconhecer e reforçar as pequenas vitórias e em ajudar a resolver problemas para criar uma dinâmica melhor. Seu tom de voz deve ser calmo e reconfortante. O que você precisa agora é fazer sua equipe sentir que está fazendo progressos.
Divida o problema em partes menores
Pode ser que sua equipe paralise diante da magnitude do projeto e não saiba exatamente o que fazer primeiro. Nessa hora, ou antes, se possível, divida o projeto entre os colaboradores para que cada pessoa possa focar na sua parte, sem perder o foco do todo. Outra opção é quebrar o projeto em etapas sequenciais e se concentrar em uma de cada vez. O objetivo, nesse caso, é fazer com que a fase pareça superável.
Adicione estrutura para o problema
Uma das piores coisas que você pode fazer quando os níveis de estresse estão altíssimos é interferir e resolver o problema para sua equipe. Isso fará com que você envie mensagens erradas para a sua equipe. A alternativa é se esforçar um pouco mais do que o normal para ajudar sua equipe a pensar em como resolver o problema. A complexidade pode aumentar o estresse das pessoas, por isso tente também compreender a situação.
Adote um modelo de confiança
As emoções no escritório podem ser contagiosas. Por isso, a maneira mais simples de reduzir o estresse da sua equipe é mostrar-lhes com suas palavras e sua linguagem corporal que você acredita que tudo vai dar certo. Se você está correndo por aí como louco, vai incitar o pânico em todos. Agora se você está calmo, vai ajudar a manter os níveis de estresse dos funcionários na média. Dependendo do comportamento dos colaboradores, será necessário manter conversas individuais.
“Independentemente de avaliar se o estresse da sua equipe precisa aumentar ou diminuir, o trabalho do líder é monitorar constantemente e fazer as correções para manter sua equipe no nível entre produtiva e aflita. Essa é a zona de magia onde a mudança acontece”, declara Liane Davey.