Realizar o nosso trabalho com qualidade e ser bem quisto pelo chefe e colegas de trabalho é o desejo de 10 em 10 profissionais. E é no feedback que temos a certeza, ou não, de que estamos no caminho certo. Mas quando o parecer não é aquele que esperávamos, bate uma frustração, que, quando mal administrada, pode causar desmotivação e uma consequente demissão.
Há especialistas que não acreditam em feedback negativo, alegando que ele oferece uma série de insights para o funcionário buscar a excelência e, consequentemente, o reconhecimento que tanto deseja. Mas esta avaliação só é encarada dessa forma se o empregado souber analisar a situação sobre este ponto de vista.
Portanto, para ajudar você a encarar melhor o feedback de seus supervisores, mesmo que venha carregado de críticas negativas, preste atenção nestas dicas:
1 – Escute seu chefe. Entendemos que a ansiedade é enorme neste momento, mas procure se concentrar e, fique calado enquanto a pessoa que lhe dá o feedback está falando. Dessa forma você vai assimilar melhor cada informação recebida e pensar com clareza em cada argumento que deseja dar posteriormente.
2 – Peça que o chefe dê exemplos claros de suas ações incorretas. Em certos casos erramos sem saber ou tomamos atitudes que é correta para nós, mas não para nosso supervisor ou para a empresa. Na medida que o chefe refresca sua memória com exemplos, fica mais fácil relembrarmos o caso e argumentarmos com mais embasamento.
3 – Dê seus argumentos de maneira coerente. Agora que você já escutou atentamente sua avaliação, soube onde errou e porque errou, comece a argumentar. Tente explicar com clareza suas atitudes com o maior número de informações possíveis e, caso o chefe não tenha falado, peça uma orientação de como não cair no erro novamente.
4 – Não se exalte. Receber críticas negativas pode ser difícil para algumas pessoas, mas é preciso manter o controle. Se você começar a levantar a voz ou fazer cara de choro vai passar a impressão de que não é maduro o suficiente para ouvir opiniões e vai acabar gerando conflitos dentro de empresas que não abrem mão do feedback para alinhar o desempenho e o comportamento de sua equipe.
5 – Agradeça e reflita sobre o feedback. Faça uma boa avaliação sobre tudo o que ouviu e converse com alguém de confiança, caso sinta necessidade de uma nova opinião sobre seu comportamento. Depois, avalie a possibilidade de começar a fazer as mudanças sugeridas ou tente uma nova conversa com seu chefe.