Chegar a um cargo de gerência é, sem dúvida, uma conquista que merece ser comemorada. Porém, este cargo traz, além de mais responsabilidades, um desafio mais exigente: o gerenciamento de pessoas.
Abaixo estão algumas dicas básicas para realizar o gerenciamento de pessoas. Embora sejam simples, estas são as bases fundamentais para evitar que as relações de trabalho transformem-se em um motivo de estresse, colocando em risco a produtividade e o sucesso do negócio.
Cuidados com novos funcionários
Ao chegar em uma nova empresa, todo profissional, por mais experiente que seja, precisa entrar em contato com as informações que permitam a ele compreender a cultura da empresa, sua estrutura e modo de funcionamento. Algumas organizações contam com programas especialmente criados para esta recepção. Nestes casos, é importante que os gerentes conheçam os procedimentos, para que possam encaminhar corretamente e assertivamente os funcionários recém-chegados. É necessário estar consciente de que os novos funcionários precisam de um acompanhamento mais próximo por, pelo menos, dois meses.
Clareza na definição de cargos e atribuições
Para que cada colaborador possa dedicar-se da melhor forma às suas atividades, é importante que ele esteja consciente dos limites de suas atribuições e responsabilidades – e que compreenda, da mesma forma, onde se iniciam as responsabilidades dos outros funcionários com os quais trabalha diretamente. Quanto mais claras forem estas informações e quanto mais elas corresponderem à realidade, mais fácil será para o gerente avaliar o desempenho de sua equipe, fazendo arranjos e mudanças quando necessário.
De olho na meritocracia
O termo meritocracia tem ganhado cada vez mais destaque nas organizações e deve estar na mente dos gerentes que desejarem ver suas equipes motivadas e longe de conflitos. O conceito de meritocracia diz respeito a critérios claros para a evolução de um profissional em um ambiente profissional. O fundamental é que estes estejam diretamente ligados aos méritos do colaborador, evitando promoções por motivos extremamente subjetivos ou de ordem pessoal.
Preparo para a liderança
Gerenciar pessoas é uma atividade que exige características de liderança, como capacidade ampliada de resolução de problemas, habilidade nas relações interpessoais, autoconhecimento, disciplina, criatividade e carisma. Por isso, a dica é buscar preparo constantemente. É fundamental que o profissional estude, esteja sempre em busca de aprimoramento pessoal e do autoconhecimento. Desta maneira, estará mais apto a desenvolver relações interpessoais mais saudáveis com os seus colaboradores.