Muito mais do que uma pessoa que se encontra em uma posição hierárquica elevada, o líder é aquele profissional que inspira seus colegas de trabalho e consegue manter a equipe unida para conquistar resultados cada vez melhores. Quem ocupa um cargo de liderança, portanto, tem uma missão muito importante dentro da organização: a de gerar frutos positivos — uma tarefa que pode ser alcançada com ajuda de estratégias específicas. Descubra algumas delas a seguir:
Liderança: 7 estratégias para alcançar bons resultados
Demonstrar a qualidade esperada dos colaboradores
O líder sempre deve ser exemplo para sua equipe, que tende a seguir e refletir suas atitudes (e não suas ordens). Por isso, sempre aja de acordo com o que você espera de sua equipe e demonstre as qualidades que você acredita que sejam valiosas para a empresa, tais como dedicação, lealdade, iniciativa e honestidade.
Manter relacionamentos amigáveis
Um bom líder é, antes de qualquer coisa, uma pessoa que sabe se relacionar de maneira positiva tanto com seus liderados quanto com seus chefes. Quando um líder demonstra uma atitude positiva em relação a quem está hierarquicamente acime dele, ele influencia seus próprios liderados a assumirem uma postura mais amigável com sua liderança. Como foi dito acima: sempre que possível, pratique a liderança pelo exemplo!
Comunicação assertiva
A comunicação é uma habilidade essencial para o líder, e ela jamais deve apresentar ruídos ou falhas. Portanto, sempre seja claro com seus liderados, transmita as informações de maneira precisa e articulada, facilite a comunicação e deixe claro seus objetivos e expectativas.
Compartilhar o poder de decisão
Existe uma grande diferença entre líder e chefe: enquanto o chefe dá ordens e centraliza as decisões e responsabilidades, o líder compartilha o poder com a equipe e deixa claro que todos são importantes para o processo de trabalho. Ao dar responsabilidade e poder de decisão para os liderados, o líder faz com que eles se sintam valorizados e se tornem mais motivados.
Assumir a responsabilidade
Em vez de achar culpados quando as coisas saem errado, o líder deve assumir a responsabilidade e demonstrar capacidade de lidar com imprevistos e obstáculos. Jamais aponte o dedo na cara dos liderados, preferindo sempre estimular a equipe a superar as dificuldades em conjunto.
Capacidade de ouvir
A melhor forma de ser ouvido pela equipe é ouvindo o que ela tem a dizer. Assim, o líder conquista lealdade e respeito, demonstra preocupação com todos e ainda fica sabendo do que está acontecendo em seu setor — o que inclui dificuldades individuais, insatisfações e até sugestões de melhoria.
Confiança em si mesmo e na equipe
O ideal é que o líder seja alguém em quem a equipe se sinta confortável em depositar sua confiança, especialmente em momentos de crise. Para isso, é fundamental que ele se mostre justo, ético e competente, além de demonstrar que a confiança é mútua. Sempre valorize os colaboradores!