Selecionar corretamente um candidato é uma grande responsabilidade. Caso a escolha seja realizada de forma adequada, será possível à organização avançar em seus planos e projetos sem maiores problemas. Mas, se a escolha de pessoal for feita equivocadamente, a empresa fatalmente perderá tempo e, também, recursos financeiros.
Exatamente por esta importância os profissionais da área de recrutamento e seleção são cada vez mais valorizados. Seguem abaixo algumas técnicas de seleção básicas, para que desta forma você corra um risco menor de contratar profissionais que não se encaixam no perfil desejado pela empresa:
Entrevista de seleção
Trata-se de uma conversa direta e presencial com o candidato, na qual serão avaliadas as capacidades já citadas em seu currículo, além de outros pontos, como sua fluência verbal e sua apresentação pessoal. O recrutador deverá ter atenção a todos os detalhes e fazer perguntas assertivas para uma avaliação de qualidade, capaz de levar à contratação do profissional mais adequado .
Provas de conhecimento
Para alguns cargos é necessário medir o conhecimento dos candidatos em relação a assuntos específicos, sejam de caráter técnico ou cultural. Nestes casos, uma prova (com questões de múltipla escolha e/ou dissertativas) pode esclarecer o nível de conhecimento do candidato naquela área.
Teste de personalidade
Este tipo de teste é geralmente aplicado por especialistas na área de psicologia. Na maioria das vezes são escritos, mas em alguns casos também há uma entrevista ou simulação de alguma situação. Os testes apresentam um conjunto amplo de perguntas que oferecem dados importantes sobre as personalidades e habilidades de relação interpessoal dos candidatos.
Técnicas de simulação
Servem, principalmente, para que se tenha uma ideia da maneira como o candidato se comporta em determinadas situações – se consegue resolver problemas na velocidade desejada, se é capaz de trabalhar em equipe ou sob pressão, por exemplo. Essas simulações são feitas muitas vezes na forma de dinâmicas (individuais ou em grupo), mas já existem softwares capazes de fazer simulações deste tipo até em ambientes online.