Quem já trabalhou em uma empresa e viu algum colega de equipe ser demitido, sabe como este tipo de situação deve ser tratada com o máximo cuidado para não prejudicar o ambiente de trabalho e influenciar no ânimo e comprometimento do restante dos funcionários. Cabe ao setor de Recursos Humanos (RH) da organização lidar com o desligamento dos profissionais da melhor maneira possível para o funcionário e para a empresa.
Para os funcionários, é importante que boatos de demissões em massa sejam esclarecidos o quanto antes, ou seja, demitir um profissional sem prejudicar o ambiente também passa por amenizar situações de risco que interfiram diretamente na produtividade do dia a dia. É importante que o RH tenha jogo de cintura e saiba conversar com cada profissional, tanto para tranquilizar sobre o emprego como para esclarecer os motivos de tais ações.
Com uma estratégia bem definida é sim possível demitir sem prejudicar o ambiente. Entre as alternativas mais indicadas, vale reforçar a importância de um diálogo sincero e direto com o profissional. Em um momento onde a confiança do funcionário está abalada, e os nervos a flor da pele, nada é melhor do que uma conversa honesta e que revele os reais motivos da demissão. Seja por motivos financeiros ou profissionais, nunca esconda a verdade.
Mas como uma reunião fechada pode influenciar no ambiente? O que acontece é que os funcionários sempre conversam entre si, principalmente em momentos em que demissões acontecem. Um profissional recém demitido, mas que foi tratado com respeito pela empresa, não terá tanta influência no restante da equipe. Caso contrário, o estrago pode ser grande na equipe e até mesmo irreparável.