As organizações contemporâneas têm estado especialmente atentas ao valor de seus funcionários. Trata-se de um olhar no qual a dinâmica das relações e a forma como as pessoas desenvolvem o seu trabalho merecem atenção e cuidado, tanto quanto os números apresentados ao final de cada mês. Gestores de todos os níveis percebem o quanto as pessoas são fundamentais e o quanto a seleção de novos membros para a equipe pode impactar profundamente uma área ou um projeto.
É neste contexto que também ganha espaço o recrutamento ou seleção por competência. Neste sistema, sua habilidade de transformar todo este conhecimento em atitudes e procedimentos em prol de metas e resultados é tão importante quanto à formação técnica e a experiência afirmada no currículo. Por este motivo, o recrutamento por competência tende a ser mais longo e aprofundado do que os outros tipos de processos seletivos.
Para que este processo seja eficiente, porém, é preciso que a empresa defina, com o máximo de detalhamento, as competências necessárias para que um profissional desempenhe bem o seu trabalho. Aqui se encontram tanto as habilidades técnicas quanto as comportamentais, emocionais, de relacionamento, além do alinhamento desses aspectos com a cultura da empresa.
Definidas estas competências, iniciam-se as etapas de recrutamento. Para conseguir verificar as competências e não apenas as características técnicas e de formação, muitas vezes os recrutadores estabelecem processos seletivos com várias etapas: entrevista tradicional, testes escritos de personalidade, habilidades técnicas específicas e dinâmicas individuais ou em grupo. As etapas podem variar de acordo com as necessidades do cargo – dentre as quais pode estar, inclusive, a contratação de um profissional com percurso profissional pouco usual, em prol da inovação.
Segundo afirmam especialistas da área de Recursos Humanos, dentre as vantagens do recrutamento ou seleção por competência estão: a contratação de um profissional mais alinhado com a empresa e suas necessidades, a tendência deste profissional sentir-se satisfeito (justamente por este alinhamento), menor rotatividade (pelo mesmo motivo), além de maior produtividade. Para os novos funcionários recrutados neste tipo de processo, maiores são as chances de estabelecer um relacionamento sólido e satisfatório com a organização, através da otimização das habilidades, competências e tendências que já possuem.