Há muitas empresas que contratam os melhores funcionários do mercado para ter um time forte, produtivo e com foco em resultado. Entretanto existem certas culturas organizacionais que podem comprometer o desempenho dessas pessoas: a falta de empoderamento.
Este empoderamento – termo criado a partir do inglês “empowerment” – significa confiar no funcionário e dar a ele a capacidade e o direito de tomar decisões para resolver os mais diferentes problemas e tornar os processos mais efetivos.
Ao dar poderes ao funcionário, a motivação e a produtividade aumentam, pois este passa a ter a certeza de que está realmente contribuindo para o bom andamento da empresa. Certas empresas muito conservadoras limitam o poder de decisão aos líderes e gestores, o que pode comprometer o engajamento dos demais colaboradores e ir de encontro aos novos conceitos de equipes de trabalho, tão difundidos pelas empresas que querem reter talentos e aumentar os lucros.
Em seu artigo para o site da Forbes, Bruce Kasanoff, autor do livro “How to Self-Promote without Being a Jerk” (“Como se autopromover sem ser um idiota”, em tradução literal), separou dez dicas de como empoderar funcionários. Confira:
Dê aos funcionários limites generosos
Ao contrário da sabedoria convencional, os limites não restringem os membros da equipe, mas os capacita. Defina até que ponto um funcionário pode tomar suas próprias decisões. Ao fazê-lo, dê-lhes liberdade para agir. Por exemplo, se você permitir que um representante de serviço ao cliente gaste até 20% de taxas anuais para manter a satisfação, o funcionário poderá resolver um problema sem consultar um gerente.
Ouça atentamente
Muitos gerentes tentam obrigar o funcionário a dizer o que eles querem ouvir. “Diga-me que vai bater a nossa meta de vendas”. Isso é um absurdo. É muito mais sensato ouvir com atenção a verdade e, em seguida, mudar o seu comportamento em resposta a essa verdade.
Acredite em seus empregados
Os melhores gerentes obtêm um excelente desempenho dos seres humanos comuns. Se você esperar por uma equipe de super-estrelas, você estará esperando para sempre. Descubra o que cada pessoa faz melhor. Encontre melhores maneiras para as pessoas se apoiarem mutuamente. Reúna pessoas para apoiar e encorajar umas às outras. Eu acredito 100% nessas parcerias e colaborações.
Perdoe erros
Se sua equipe não está cometendo erros, então você não está exigindo o suficiente. Mas se você punir erros, vai encorajar um comportamento excessivamente conservador. Sendo assim, estabeleça diferenças claras entre erros aceitáveis e crimes de missão crítica. Exemplo: é certo testar um novo método de publicidade e descobrir que não funciona; nunca é certo se envolver em publicidade falsa ou enganosa.
Forneça caminhos de crescimento
Tudo na vida – incluindo as pessoas – mudam. Se você não der às pessoas espaço para crescer, você vai forçá-las a sair, quer o seu negócio cresça ou fique estagnado. Mesmo que seja inconveniente para você ou sua empresa, você deve fornecer formas robustas para seus funcionários crescerem.
Elogie os esforços
Não se concentre em talentos, mas nos esforços. A longo prazo, o esforço é muito mais importante do que o talento. Além disso, elogiando o esforço você vai encorajar as pessoas a aprenderem e crescerem, ao invés de simplesmente manter o foco em uma ou duas coisas que são fáceis para eles.
Faça perguntas poderosas
Em vez de fazer exigências precipitadas ou constantemente dizer aos funcionários como fazer algo, tente falar menos e observar mais. Então, quando você começa realmente a entender o que está acontecendo, manifestar a sua observação na forma de uma pergunta poderosa. Lembre-se desta pergunta e espere o tempo necessário para uma boa resposta.
Ganhe a confiança
É fácil estar disponível para um empregado em tempos bons, mas você vai estar lá em tempos ruins? Muitas empresas aniquilam seus funcionários em tempos difíceis. As demissões não são legais. Cortar 10% da sua força de trabalho a cada ano é uma prática bárbara. Nunca contrate uma pessoa, a menos que você está disposto a apoiá-la. Ao ganhar a confiança, você também fomenta a fidelidade notável e a tenacidade em seus empregados.
Dê tempo aos trabalhadores
Você não pode sempre dar a cada empregado tanto dinheiro quanto eles gostariam, mas geralmente você pode dar-lhes tempo. Isso inclui o tempo para aprender, para experimentar e para gerenciar seus assuntos pessoais. Tempo produz melhores resultados.
Deixe o seu ego de lado
Muitos patrões querem ser a pessoa mais inteligente da sala, mas se isso é sempre verdade, falharam completamente como líderes e gerentes. Evite arrogância. Fale menos e ouça mais.