Os desafios de um gestor não param nunca de crescer. Em meio a tantas mudanças no universo corporativo que visam tornar a relação entre empresas e colaboradores cada vez mais humanizada, o gestor precisa estar preparado para atender a esta demanda, sem deixar que suas tarefas sejam deixadas de lado.
Alcançar cargos de destaque dentro de uma empresa é o desejo de qualquer profissional em busca de status e sucesso profissional, mas para exercer o cargo de gestor é preciso aprimorar e desenvolver continuamente certas habilidades.
“De nada adianta querer se mostrar gestor somente quando algum projeto atrasa, para chamar atenção da equipe, ou mesmo quando se obtém algum resultado positivo, para parabenizar todos os envolvidos. Gestão é muito mais que isso. Ela é demonstrada no dia a dia”, defende Bráulio Lalau, CEO na empresa Orbitall e especialista em gestão de pessoas e liderança de grandes equipes.
Lalau diz ainda que, mesmo em uma rotina atribulada – compromissos, tarefas, clientes, projetos e falta de tempo – o gestor precisa estar presente e mostrar isso aos colaboradores. Entretanto, o que se percebe nos dias de hoje é que a função do gestor fica em segundo plano, fazendo com que os processos aconteçam de forma desordenada.
Relação entre gestor e colaboradores
Assim como outros profissionais ocupantes de cargos altos, o gestor é inspiração direta e indireta para as pessoas ao seu redor. E quando suas atitudes e decisões não são condizentes com a de um ocupante desse cargo, a tendência é a equipe não entregar resultados e ficar desmotivada.
“Vale lembrar que manter a equipe motivada vai além de remuneração. Faz parte do processo que cada um esteja desempenhando o papel correto dentro da organização, que haja reconhecimento por resultados alcançados e que a empresa proporcione desenvolvimento nos âmbitos profissional e também pessoal”, lembra Bráulio.
Outro ponto que o gestor precisa se atentar, segundo o especialista, é com relação à formação da equipe. Isso porque todos os seus integrantes precisam trabalhar em total sinergia e alinhar seus modos de trabalho, motivações e expectativas.
“O gestor precisa garantir todo o bom funcionamento de uma equipe e que cada um esteja trabalhando de acordo com as metas e objetivos da organização. Para que sua atuação seja feita de forma eficaz, o papel desse líder está voltado para o equilíbrio entre estar atento aos integrantes da equipe e desenvolver suas atividades cotidianas, sem que nenhuma das partes fique prejudicada”, explica Lalau.
Como melhorar a performance de um gestor?
Para ajudar o gestor a conduzir seus trabalhos da maneira mais eficaz possível, Bráulio Lalau dá algumas dicas importantes:
1. Seja exemplo. Assim como as atitudes dos colaboradores são reflexo da liderança, o gestor deve ser o exemplo para toda a equipe. Se quer que o time se dedique ao máximo a um projeto, é fundamental que primeiramente o gestor tenha essa posição. Estar aberto e ser flexível também faz com que essas atitudes apareçam entre os próprios colaboradores, fazendo com que o ambiente fique mais leve e o trabalho mais eficiente.
2. Comunicação aberta. Comunicação entre os integrantes da equipe e com o gestor é um dos pontos mais importantes em qualquer organização. É importante que o líder se coloque à disposição dos colaboradores para que, dessa forma, se sintam à vontade para abordá-lo e conversar sobre qualquer assunto relacionado ao cotidiano de trabalho. Falta de comunicação pode fazer com que problemas pequenos tomem uma dimensão muito maior, e uma boa conversa pode resolvê-los sem muita demora.
3. Nunca perder o controle. Apesar de não ser recomendado que o líder fique pressionando os colaboradores o tempo todo, os projetos não podem ser esquecidos a ponto de perder o controle. Bom planejamento e boa execução podem ir por água abaixo se o acompanhamento não for feito da forma correta. Ele deve acontecer de maneira a garantir que o trabalho seja desenvolvido de acordo com o planejado, avaliando a eficiência das atividades periodicamente e abrindo chance para mudanças, caso seja identificada uma maneira mais assertiva de realizá-las.
4. Gestão de pessoas. Ser o exemplo, manter uma comunicação aberta e não perder o controle são apenas uma parte de todo o processo, que não se desenvolve caso a gestão de pessoas não seja feita da forma correta. Afinal, pessoas motivadas estão dispostas a desempenhar suas atividades com total qualidade e eficiência. É importante sempre lembrar que são os colaboradores que representam a empresa, que lidam com os clientes e que buscam resultados.
Bráulio reforça que o gestor de uma equipe é o grande influenciador de todas as pessoas, além de ser a ponte de comunicação entre os colaboradores e os demais executivos da empresa. “Por isso, é fundamental que, se designe esse tipo de cargo a determinado funcionário e que se certifique de que ele está de fato preparado para exercer a função, de maneira a possibilitar o próprio crescimento, dos membros da equipe e, consequentemente, de toda a empresa”, finaliza.