O site americano Carrier Builder divulgou uma pesquisa em fevereiro revelando que a maioria dos empregadores (87%) consegue identificar quais são os melhores candidatos para a vaga de emprego em apenas 15 minutos de entrevista.
O estudo feito com 2.201 gerentes de contratação e recrutadores que atuam em setores distintos do mercado exibiu ainda que 47% dos selecionadores sabem identificar no candidato, nos primeiros cinco minutos de uma entrevista, se eles serão adequados para ocupar o cargo.
Segundo profissionais entrevistados, os fatores relevantes que podem ocasionar em uma eliminação precoce são: mostrar desinteresse (55%); vestir-se inadequadamente (53%); falar mal do emprego anterior (50%); usar o celular durante a entrevista (49%); demonstrar arrogância (53%); e não ser bem informado sobre a empresa em que deseja atuar (39%).
Segundo o headhunter (especialista em recrutamento) do site Recrutando.com, Luiz Pagnez, em entrevista ao portal Exame, no primeiro momento o recrutador vai avaliar a parte comportamental do candidato, ou seja, se é introvertido ou extrovertido, postura coerente com a cultura empresarial e o nível de interesse pelo trabalho.
Depois disso o recrutador começa a levar em conta as habilidades e competências. Segundo o especialista, respeito, confiança, segurança, educação são qualidades imprescindíveis para um candidato.
Confira 5 Dicas para não ser desclassificado na seleção
Para Pagnez, algumas atitudes fazem a diferença na hora da entrevista e devem ser evitadas pelo candidato que almeja ocupar a vaga a qual se candidatou:
1 – Evite apertar muito forte ou muito fraca a mão do recrutador;
2 – Não prestar atenção no recrutador;
3 – Demonstrar desinteresse;
4 – Falar demais ou interromper o recrutador;
5 – Fazer piadas ou comentários desnecessários.