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Endomarketing como estratégia e ferramenta de gestão de pessoas

Cuidar da comunicação com o público interno é tão importante quanto estabelecer boas relações com clientes. Saiba como o endomarketing pode ajudar neste processo

Endomarketing

Foto: horusmkt

Não há dúvidas de que o marketing é uma ferramenta fundamental para o sucesso de um produto ou serviço no mercado, promovendo a sua divulgação e o fortalecimento da marca e da própria empresa junto ao seu público externo. Mas algumas organizações esquecem que internamente também existe um público que precisa estar engajado. Para alcançar estes objetivos, os gestores podem contar com o endomarketing.

Mais do que um simples método de divulgação de atividades, o endomarketing tem a função de atuar no processo de gestão de pessoas da organização. Suas ferramentas objetivam criar uma comunicação adequada, capaz de fortalecer a cultura empresarial e incluir todos os colaboradores de forma transparente e ética. Assim, possibilita que compreendam quais são os valores essenciais escolhidos pela empresa para nortear as suas escolhas e atitudes e, também, esclarece a necessidade do comprometimento de todos com os seus sistemas.

O endomarketing irá estabelecer e consolidar estas bases fundamentais, acelerando o comprometimento e permitindo que a cultura da empresa se desenvolva. As informações divulgadas via endomarketing partem de uma voz institucional que busca estabelecer contato com os colaboradores. E que, por sua vez, terão uma percepção maior, além das suas áreas, das conquistas, dificuldades e de tudo o que ocorre na organização.

Essa técnica também atua de forma mais direta na gestão de pessoas quando trabalha na combinação de motivação psicológica e material, podendo ainda gerar desafios gerais e coletivos. Todas estas ações podem se dar através de jornais internos, redes digitais de informação (as intranets), ou ainda campanhas com folhetos, cartazes, palestras, encontros e outros. Sempre de acordo, é claro, com a dimensão da empresa em questão.

A boa notícia é que para trabalhar o endomarketing não é necessário sempre um grande investimento financeiro, inacessível aos empreendimentos de menor porte. Com conhecimento e informação, todo empreendedor pode dar uma atenção especial à comunicação com seu público interno tendo o endomarketing sua principal ferramenta.

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