Uma empresa é feita de pessoas de personalidades e comportamentos diferentes. São elas que tornam possíveis o alcance das metas e o sucesso tão almejado pelos líderes da organização. E há um profissional que pode ajudar a alinhar as equipes de trabalho, de forma que os objetivos sejam alcançados. É o psicólogo organizacional.
Quando se fala nesse profissional, logo se pensa em avaliação de cargos e salários e em processos de recrutamento e seleção. Neste caso, o psicólogo organizacional aplica testes que lhe permitam analisar os perfis psicológicos e comportamentais dos candidatos e dá um feedback para os responsáveis pela área contratante sobre a possibilidade de o profissional ocupar ou não determinado cargo.
Porém, a função do psicólogo organizacional se ampliou e há algum tempo ele vem desenvolvendo soluções para tornar o ambiente de trabalho agradável e as pessoas motivadas, para que os resultados propostos possam aparecer e beneficiar a todos.
Ações para garantir o bem-estar de todos
Durante muitos anos, por conta da Revolução Industrial, os trabalhadores viam suas performances como algo mecânico, por conta das máquinas que realizavam parte do trabalho. E neste contexto entra o psicólogo organizacional, para mostrar o valor atribuído ao trabalho de cada colaborador e sua importância dentro da empresa como um todo.
Esse profissional também procura alimentar os funcionários de feedbacks a respeito de suas atividades e fazer avaliações de desempenho para ajudar a gestão de cada departamento a extrair os talentos certos de cada colaborador.
Por estar sempre atento ao clima organizacional e apresentar conhecimentos aprofundados de gestão de pessoas, este é um profissional que deve se colocar à disposição para ouvir e falar com os funcionários. A partir dessa boa relação o psicólogo estreita sua relação com as equipes de trabalho, gerenciando possíveis conflitos e encontrando soluções assertivas para aumentar a autoestima e a motivação de todos.
Ao conhecer bem cada funcionário e seus talentos, o psicólogo organizacional, que já é habilitado para identificar as pessoas que agregam valor à empresa, também pode ajudar a empresa a forma um plano de carreira, procurando reter os melhores funcionários e dando a eles oportunidades que se encaixem melhor em suas habilidades e objetivos profissionais.
Vale ressaltar que o psicólogo organizacional não faz atendimento clínico dentro da empresa, mas procura servir de ponte entre os interesses dos funcionários e dos donos da empresa.