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Exemplos de competências comportamentais valorizadas nas empresas

Além de um bom currículo, é esperado que o funcionário tenha liderança, flexibilidade, ética, bom humor, criatividade e saiba trabalhar em equipe

O trabalho dentro das organizações evoluiu. Ninguém quer mais um funcionário que desempenhe suas tarefas de forma mecânica. Por isso, hoje, é muito valorizado pelas empresas certas competências comportamentais.

Já que a concorrência por uma vaga é acirrada, não basta mais só um bom currículo. Muitas vezes, um profissional é contratado e não se mantém na empresa por carência de competências comportamentais adequadas, além de falta de alinhamento com valores, visão e missão da empresa.

Também chamadas de soft competencies, elas são uma forma do profissional se diferenciar no mercado atual, sendo uma das mais importantes o trabalho em equipe. É preciso que o profissional saiba lidar com seus pares para atingir e até mesmo superar metas, vencer desafios.

Algumas competências comportamentais mais valorizadas pelas empresas são a liderança, automotivação, flexibilidade e a capacidade de dialogar com os colaboradores em situações de conflito, buscar sempre um entendimento pacífico visando manter um bom clima organizacional, além de saber negociar com agentes externos: parceiros, fornecedores e clientes, por exemplo.

Outro ponto chave para o bom desempenho no ambiente profissional é o compartilhamento de conhecimento, pois cada vez que se transmite uma experiência, também se assimila algo, aprende-se com quem está ao seu lado.

Já por meio do relacionamento interpessoal, são minimizados os conflitos, pois garante a empatia entre colegas e líderes. Por isso, as empresas apreciam o bom humor, autoconhecimento, ética, agilidade e criatividade nos colaboradores.

Liderança

Foto: dtcom

Ainda é esperado usar bem a comunicação: expressar ideias, tirar dúvidas, apresentar soluções para fatos que ocorrem todos os dias. Ser otimista, não se deixando entregar diante do primeiro obstáculo que surge, pois o pessimismo afeta o funcionário e se não for trabalhado, pode ser absorvido por outros membros da equipe.

Por fim, o profissional deve ter consciência de que depois de contratado, não pode permanecer numa zona de conforto. É esperado, além do cumprimento de suas funções, essas outras habilidades descritas.

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