Desde quando é criada, uma organização passa por mudanças que servem para ajustar o bom funcionamento do sistema. Estas transformações podem ser tanto no aprimoramento dos equipamentos e máquinas, adoção de novas tecnologias ou no comportamento dos colaboradores. Essa constante adaptação das organizações contemporâneas é um processo natural e fundamental para que os ajustes possam ser feitos e sempre haja o alcance das metas.
A partir do momento em que se é identificado pontos que não resultam tão positivamente, é preciso verificar e aplicar a gestão da mudança com objetivo de melhorar a sua eficácia.
Existem diversas condicionantes que influenciam o processo de mudança de uma organização, como o nível de recursos que a empresa dispõe, o setor onde se insere, a maior ou menor necessidade de mudança, qualidade da gestão e a atual envolvente política, econômica, social, tecnológica, ambiental e legal.
Os sinais evidentes de necessidade de uma intervenção profunda poderão ser de caráter quantitativo ou qualitativo. Isso pode ser representado tanto pela diminuição das vendas, perda de quota de mercado, aumento de custos, redução de rentabilidade, ou mesmo insatisfações dos clientes, fornecedores e colaboradores.
Sendo assim, o primeiro passo é a contratação de um líder com o perfil adequado para cada tipo de processo. Depois é preciso definir os objetivos estratégicos e a nova missão da empresa. Com isso também é necessário construir uma equipe de mudança e envolver as pessoas nessa nova prática. Além disso, promover rápidas melhorias do desempenho, pois estas motivam os grupos e dão credibilidade externa ao projeto.
Algumas estratégias podem ser aplicadas para a gestão de mudanças nas organizações. Uma delas consiste em preparar e treinar os empregados para os novos procedimentos introduzidos pela mudança. Além da educação, o tempo é fundamental para que as pessoas incorporem os novos conceitos. Entretanto, alguns gestores usam o seu poder formal para forçar os empregados a mudar. Aos resistentes é dito para aceitar a mudança ou perderão os benefícios a até mesmos os seus empregos. Porém, ela apenas é necessária em situações de crise quando uma resposta rápida é exigida.