Para garantir o sucesso e um desenvolvimento mais sustentável, toda empresa conta com sua própria cultura, baseada nas crenças, objetivos e visões. Por isso, desenvolver e inserir esse modo de pensar, e também a dinâmica organizacional, no capital humano, torna-se indispensável para a saúde da companhia.
Dessa forma, uma área da administração vem sendo muito enfatizada pelas companhias: o comportamento organizacional, que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem no ambiente de trabalho.
Com conceitos de psicologia, sociologia e administração, essa área tem uma abordagem diferenciada com foco em produtividade, absenteísmo, rotatividade e cidadania organizacional. Além de, claro, motivação e prevenção de problemas (individuais ou coletivos).
Especialistas afirmam que esses temas são de fundamental importância para o crescimento empresarial e, também, profissional e pessoal do colaborador.
Estudo de comportamento
Esse entendimento do comportamento organizacional permite, ainda, mapear os profissionais que precisam de aprimoramento e capacitação profissional, bem como identificar aqueles que se destacam em suas funções.
Dessa forma, a fim de garantir maior assertividade na gestão de pessoas, alguns líderes trabalham com estudos de comportamento direcionados, separados em Individual e Grupal.
O primeiro, busca estudar as expectativas, as motivações, as habilidades e as competências de cada colaborador, a fim de garantir melhor desempenho do mesmo, tanto no campo profissional quanto no pessoal.
Já no estudo grupal, a ideia é garantir um trabalho em equipe eficiente e focado, itens que uma empresa valoriza. Assim, este busca estudar e entender as funções desempenhadas pelos colaboradores quando trabalham em grupo, bem como a comunicação e interação uns com os outros.
Este nicho do estudo também é considerado importante na identificação do poder do líder dentro da equipe – se ele desempenha bem o papel, se outra pessoa se destaca, entre outros.