As oscilações econômicas causaram mudanças no mercado de trabalho não apenas no que diz respeito a cargos e salários. A rotina dentro das empresas passou por importantes reformulações e apresentaram novos desafios para os gestores de Recursos Humanos. Conflitos cada vez mais evidentes entre gerações e novas formas de recrutamento e engajamento levaram esses profissionais e modificarem um pouco suas estratégias de trabalho.
E o que as empresas podem fazer para otimizar a gestão de pessoas frente às mudanças que vêm ocorrendo? Daniela Mendonça, presidente da LG lugar de gente, empresa especializada em soluções de tecnologia para RH, elencou cinco pontos que merecem a atenção de quem trabalha com gestão de pessoas:
1 – Manter o engajamento
A área de Recursos Humanos terá um ano bem desafiador, assim como foram os últimos anos. Muitos gestores têm se sentido pressionados a, juntamente com os líderes das organizações, manter as pessoas engajadas, envolvidas e motivadas a fazer o seu melhor, mesmo em um ambiente cheio de incertezas e sem grandes perspectivas de crescimento.
2 – Dar atenção ao recrutamento
Engana-se quem pensa que recrutar em tempos de escassez é mais fácil. Com menos recursos, as empresas não podem errar na seleção, o que torna a atividade de recrutamento ainda mais desafiadora.
3 – Tomar decisões baseadas em dados
O departamento de RH vai precisar se reinventar e apoiar atividades de maior valor agregado se quiser cumprir seu propósito de ajudar a empresa a atingir seus objetivos. Já existem no mercado ferramentas que podem ajudar as empresas a tomarem decisões mais assertivas e sem onerar o caixa.
4 – Desenvolver o conhecimento de forma personalizada
Em tempos de autodesenvolvimento e busca do próprio profissional por mais capacitação, o papel do RH na gestão dos treinamentos também muda radicalmente. Hoje existem várias ofertas de capacitação disponíveis no mercado, por isso o RH precisa ajudar o colaborador a separar o que realmente é bom do que é desnecessário. As trilhas de carreira, por exemplo, têm sido utilizadas nas empresas como alternativas de aperfeiçoamento pessoal e profissional, integradas ao planejamento de carreira individual.
5 – Investir em tecnologia em nuvem
O entendimento do RH como parceiro do negócio fez com que aumentasse significativamente o número de informações a serem utilizadas a partir dos processos de atrair, selecionar, desenvolver e reter profissionais. Assim, a computação em nuvem está sendo elevada à solução mais eficaz no processo de administrar, atualizar e compartilhar essas informações para empresas de todos os portes.