Você já percebeu que certas pessoas são ouvidas com mais atenção do que outras em uma reunião de trabalho? Muitas vezes elas querem dizer a mesma coisa, mas o grande diferencial está no jeito de falar e na altura da voz.
A ansiedade e o medo de se expressar muitas vezes comprometem uma boa performance. Com isso, o som da voz acaba ficando pouco confiante. E, segundo Allison Shapira, presidente da Global Public Speaking LLC, empresa que auxilia pessoas a fazerem apresentações mais autênticas, o segredo de uma boa comunicação está na respiração.
Quem sabe controlar a própria respiração torna o som de sua voz mais alto e convincente. Um exemplo dado pelo especialista é o de Margaret Thatcher. Quando se tornou primeira-ministra do Reino Unido, recorreu a aulas de voz para torná-la mais ressonante e firme.
E se você quer saber como tirar proveito da sua respiração para passar mais confiança na voz, confira as dicas de Allison Shapira:
1 – Aprenda a expandir sua caixa torácica. Levante-se, deixe os pés na mesma linha dos ombros, distribua igualmente o peso do corpo e erga os braços acima da cabeça. Inspire profundamente e, quando for expirar, abaixe os braços lentamente para os lados. Neste processo, evite deixar os ombros muito curvados.
2 – Aprenda a usar o diafragma. Nada de estufar o peito! Ponha uma mão sobre o seu umbigo e outra no peito. Ao inspirar, perceba como seu abdômen se move. Depois, como se fosse um balão de ar, expire lentamente.
3 – Fale enquanto você expira. Tomou fôlego? Então use sua respiração como apoio para as suas palavras. Solte o ar aos poucos, enquanto você está falando. Caso contrário, antes mesmo de acabar a frase sua voz começará a ficar fraca.
4 – Pratique. Pode ser que você não obtenha uma boa performance logo nas primeiras vezes, mas é o exercício constante que tornará o processo automático. Encontre um amigo para lhe ajudar e avaliar as mudanças que sua voz apresenta com as técnicas de respiração. Outra dica é gravar a sua voz com e sem os exercícios, de forma que você vá percebendo as diferenças e se motivando a manter a prática.
5 – Inspire ao final de cada frase. Dessa forma você terá sempre fôlego para se expressar. No começo não será fácil, mas logo irá perceber que respirar e inspirar profundamente pode não somente melhorar sua performance vocal, como amenizar suas crises de ansiedade nos momentos que antecedem reuniões e palestras.