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Relacionamento Interpessoal: Aprenda como lidar com conflitos no trabalho

Respeitar as diferenças, saber ouvir e colocar-se no lugar do outro são algumas práticas que facilitam a convivência no ambiente profissional

Conflito

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Uma empresa não consegue sucesso sozinha e o trabalho em equipe é um dos pontos fundamentais para alcançar o êxito. Já que não escolhemos nossos colegas, chefes, clientes ou parceiros, é preciso funcionar bem com eles para realizar algo juntos. Daí surge a importância do relacionamento interpessoal.

Os conflitos são inevitáveis. Surgem tanto no ambiente de trabalho como nas relações pessoais, sendo que eles acontecem quando há diferentes interpretações sobre um mesmo problema.

Saber ouvir é um dos pontos fundamentais de como lidar com conflitos no trabalho, uma vez que somos obrigados a lidar com diferenças de opinião, de visão, de formação, de cultura e de comportamento.

Mas não basta expor o que se pensa, muitos conflitos no ambiente de trabalho se iniciam também pelo que se diz e como aquilo é dito. Há muitas formas de expressar a sua opinião, sempre deve tomar cuidado com as palavras e procurar utiliza-las de modo sereno e respeitoso.

É preciso manter uma postura racional, não se contaminando emocionalmente quando houver discussões mais ríspidas. Controlar movimentos rápidos, bruscos e posturas defensivas ou agressivas. Tentar parecer o mais aberto e acessível que puder, para indicar que está preparado para ouvir. Outro ponto que muitos não percebem é cruzar os braços ou pernas, que deve ser evitado, pois são gestos do tipo “barreira” que indicam postura defensiva.

Motivção

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A empatia, habilidade de se colocar no lugar da outra pessoa, também é muito necessária. Ela ajuda a compreender as razões, por mais estranhas que pareçam, que levam alguém a tomar decisões que jamais tomaríamos.

Daí vem a importância do autoconhecimento. Reconhecer os traços de comportamento, o impacto que causa aos outros e quais comportamentos incomodam. Um exemplo é que sempre há um colega que gosta de agir com independência e rapidez para atingir seus objetivos, enquanto outro tem um perfil mais cauteloso e metódico. Se ambos possuem o autoconhecimento, podem utilizar estratégias que minimizam o conflito com o outro.

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