O ritmo acelerado em que vivemos atualmente trouxe com ele diversas mudanças ao longo desses anos. O avanço da tecnologia transformou o modo de trabalhar e, com isso, surgiu a necessidade dos profissionais acompanharem as modificações que, consequentemente, ocorreram no mundo corporativo.
Máquinas de escrever, blocos de anotações e até mesmo o papel e a caneta cederam lugar para os computadores, tabletes e celulares. Profissões que antes eram impensadas passaram a ser requisitadas, como o Gerente de Marketing Digital, o Engenheiro de Segurança, o Desenvolver de aplicativos mobiles, dentre tantas outras.
Com a demanda cada vez maior de novidades, o profissional do futuro tem alguns desafios pela frente. Assim, é imprescindível a busca constante por atualização e pelo autodesenvolvimento.
Além disso, o perfil do profissional do futuro exige que ele conheça suas habilidades, identifique seus pontos fortes e consiga otimizá-los para trazer resultados consistentes para a empresa. A agilidade e a adaptabilidade do candidato a diversas situações são fatores que contam pontos a favor na hora de preencher a vaga.
Cada vez mais as empresas estão à procura de profissionais multitarefas. Então, a organização e a concentração em realizar duas ou mais tarefas são quesitos fundamentais para a geração de profissionais do futuro. Além disso, a experiência fora do país também é levada em conta, pois o candidato traz consigo na bagagem cultura e novas vivências.
Características do profissional do futuro
De acordo com o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), o profissional do futuro deve ter sete características fundamentais que devem buscar desenvolver. São elas:
1- Flexibilidade para encarar situações adversas;
2- Conseguir lidar com imprevistos e saber encará-los como oportunidade de crescimento;
3- Agilidade, afinal com a tecnologia em constante transformação é necessário ser rápido;
4- Estar sempre atualizado, por isso é indispensável fazer cursos, especializações etc.;
5- Saber se expressar claramente e ouvir;
6- Proatividade em sugerir ideias para melhorar o trabalho;
7- Ser criativo e inovar no momento de realizar as tarefas.