O termo “turnover” é utilizado dentro da área de Recursos Humanos (RH) para se calcular a rotatividade de funcionários dentro de uma instituição e como isto afetará a saúde da mesma em curto, médio e longo prazo. Uma indicação, por exemplo, de um nível de turnover alto pode revelar que a empresa está sofrendo e gastando mais com a saída e contratação de profissionais do que deveria.
Estudos apontam que uma boa maneira de se equilibrar um turnover empresarial é através da manutenção de profissionais de alto padrão, que tragam resultados comprovados para empresa. Somente os funcionários com desempenho muito inferior e de impossível correção deverão ser substituídos. Com isso bem detalhado e principalmente executado, a rotatividade da equipe seria sempre positiva em relação aos recursos disponíveis.
Mas afinal, existe um número ideal de turnover?
A resposta é não. Seria impossível calcular e estabelecer um padrão único de turnover, isso porque, cada negócio possui particularidades de tetos salariais, sindicatos, de alta ou baixa do mercado, assim como cada empresa também possui características únicas de investimento.
Outro ponto interessante e que deve ser considerado é que o turnover também pode indicar uma perda de produtividade, já que é natural que funcionários se sintam desmotivados com demissões e troca constante de pessoal. Um bom setor de recursos humanos, em parceria com o quadro diretivo da empresa, deve prestar atenção a indicadores que possam revelar falta de motivação e abatimento da equipe. O perigo é que situações assim podem interferir ainda mais no turnover, criando uma espécie de efeito dominó muitas vezes irreparável.
Cálculo de turnover
Como já falamos, seria impossível determinar um número padrão para turnover, entretanto, é possível colocar na ponta do lápis uma equação simples e que pode revelar muito sobre a saúde da organização. O turnover pode ser calculado através de:
Importante considerar que a equação citada é mais facilmente aplicada em instituições com estabilidade no mercado e que não são afetadas por sazonalidades. Empresas que contratam muitos profissionais no Natal e os demitem no começo do ano seguinte, por exemplo, possuem um número de turnover totalmente desproporcional ao que é recomendável no mercado moderno.