De acordo com uma pesquisa realizada por Michael Housman e Dylan Minor, intitulado “Toxic Workers” (Trabalhadores Tóxicos, em tradução literal), pessoas talentosas e produtivas que se envolvem em comportamentos nocivos e negativos podem prejudicar suas carreiras. O estudo foi publicado recentemente pela Universidade de Harvard.
Até mesmo para as empresas a ausência de pessoas tóxicas pode ser lucrativo. Na revisão do estudo, Nicole Torres disse que evitar um funcionário tóxico pode trazer mais lucros para a empresa do que contratar um profissional de alta performance. Enquanto um trabalhador tóxico custa até US$ 12.500, um profissional bem-sucedido pode custar cerca de US$ 5.300.
Geralmente as pessoas tóxicas mostram pouca preocupação com os interesses do outro, superestimam suas próprias habilidades e dizem que seguem as regras, mas a realidade não é bem essa.
Se você ainda tem dúvida se trabalha ou não em um ambiente tóxico, Marcel Schwantes, co-fundador de empresa Leadership from de Core, localizada em Tenessi, aponta cinco sinais que podem lhe ajudar:
Trabalhadores infelizes e fofoqueiros
Um grupo de funcionários descontentes estão ativamente declarando sua infelicidade. É fácil identificá-los, porque eles se reúnem em círculos em segredo após reuniões para fazer avaliações negativas sobre o que foi discutido. Eles crucificam diretores e liderança e são, basicamente, adolescentes corporativos, cujo tempo na empresa está prestes a expirar, e agora se apoiam um no outro em busca de força e segurança. Mantenha-se fora do grupo, de forma que eles possam sair do seu caminho.
Trabalhadores sem energia e desmotivados
Isso geralmente indica uma cultura baseada no medo, com falta de prática de incentivo e respeito. A cultura de trabalho tóxico não incentiva os funcionários a aplicarem suas ideias, criatividade e pontos fortes na estratégia global da empresa, por serem pouco valorizados. Cuidado: esse tipo de gerência, que enxerga seus funcionários como engrenagens em vez de parceiros de negócios, irá sugar sua vida, energia e motivação.
Pessoas que acumulam informações
A verdadeira razão pela qual um gerente ou líder retém informações é por poder e controle. E controle em qualquer nível ou função é uma das maneiras mais eficazes de matar a confiança. O oposto, naturalmente, é alguém que age com responsabilidade, sendo transparente e compartilhando informações para beneficiar toda a equipe.
Gerente Ditador
Se estar na presença do seu gerente nunca é agradável, isso significa que você tem medo dele, o detesta ou a troca entre vocês nunca é positiva. Este tipo de gestor irá criar uma cultura tóxica de desconfiança, na qual não é seguro divulgar informações ou trabalhar em estreita colaboração. Se você está nessa situação, considere atualizar seu currículo.
Problemas constantes de saúde entre os colegas de trabalho
Um local de trabalho tóxico é estressante e insalubre e, ao longo do tempo, problemas de saúde físicos (fadiga) e emocionais (depressão ou ansiedade) logo vão aparecer. À medida que as pessoas se tornam desanimadas e frustradas, você nota um aumento da raiva, conflito, irritabilidade e explosões frequentes.