Geralmente a troca de informações solicitações entre os funcionários e o departamento de Recursos Humanos é feita via e-mail ou telefone. Mas com a tecnologia cada vez mais avançada, novos meios de comunicação entre os departamentos vêm sendo testados.
E estas novas ações foram apresentadas na 41ª edição do Conarh, que aconteceu em São Paulo este mês. As ligações e os e-mails aos poucos vão dando lugar a plataformas mais completas e cheias de recursos.
Uma das empresas que incentiva esta mudança é a TOTVS, responsável por desenvolver uma plataforma única colaborativa que pode ser usado para as empresas fazerem a gestão de pessoas. Nela, todo o departamento de RH tem acesso a todos os sistemas utilizados na empresa por meio de mesmo login e senha. O sistema se encarrega de identificar o usuário e apresentar as informações pertinentes à sua área de atuação.
A equipe pode analisar facilmente dados e gráficos sobre quantidades de colaboradores calculados pela folha de pagamento, banco de horas e salários por função, assim como média de turn over e absenteísmo. A ferramenta oferece também uma potencial de desempenho, calculando uma média para a função do colaborador. Uma espécie de rede social também foi criada, de forma que os funcionários possam compartilhar requisições e arquivos.
Quando o funcionário abre uma solicitação, o sistema comunica a pessoa responsável e atualiza constantemente o status da demanda, sem precisar trocar vários e-mails durante toda o processo de execução da tarefa.
Sistema para gerir metas e performance
Quem também levou ferramentas de gestão para o Conarh foi a Benner, pioneira no segmento. A plataforma Gestão de Desempenho permite que os departamentos acompanhem as metas determinadas pelas equipes e suas devidas execuções.
Criada para suportar a combinação de tipos diferentes de avaliações (técnica, comportamental, indicadores entre outras), a platafora Gestão de Desempenho pode ser usada para criar matriz de competência, com alcance para avaliação individual e no formato 360°. Assim, a área de RH pode controlar todas as etapas do processo (planejamento, definição de etapas/ações, prazos e responsáveis, alertas automáticos de prazos, acompanhamento, apuração dos resultados, feedback e registro dos PDIs (ou PDEs). Os funcionários têm acesso às avaliações de desempenho.
Carlos Maffei, Diretor Comercial e Relacionamento da Benner, conta que a ferramenta atende às necessidades de grandes, médias e pequenas empresas, desde as sólidas no mercado, com gestores competitivos, conservadores e visionários, ávidos por aprimorar e manter as vantagens competitivas da sua empresa, ou empreendimentos recentes, que desejam desde cedo acompanhar e desenvolver suas equipes de alto desempenho.
“A ferramenta é plenamente integrada às diversas áreas de negócio de RH. Esta característica garante agilidade e conformidade nos processos, desde definições de carreira e remuneração, recrutamento e seleção, educação corporativa, segurança e saúde do colaborador, podendo influenciar até benefícios”, explica.
Atualmente, 27% dos clientes de RH da Benner aderiram à nova solução e a previsão é atingir 40% até o final de 2015 e 70% ao final de 2016. “Esperamos, ainda, 50 novos clientes nos próximos dois anos, pois acreditamos que a solução é extremamente eficiente e gera uma gama enorme de benefícios”, comenta Maffei.
Por contar com outra plataforma de gestão, a Educação Corporativa, a empresa pode integrar as duas, de forma que possa encaminhar os funcionários para cursos que o capacitem para exercer determinadas atividades, melhorar a eficiência dos negócios da empresa e sua competitividade.
“A avaliação de desempenho disponibilizada na ferramenta permite que o funcionário saiba o que é esperado dele, tendo a chance de atingir ou superar os níveis estabelecidos”, ressalta Carlos. “Além disso, os negócios se tornam mais eficientes e competitivos, a empresa consegue identificar com mais precisão os seus talentos e, ser mais transparente em relação às expectativas de todas as partes envolvidas”, finaliza.