Home > Liderança e Gestão de Pessoas > As vantagens da meritocracia nas empresas

As vantagens da meritocracia nas empresas

O sistema de gestão por mérito visa incentivar a produtividade e recompensar o funcionário de acordo com o cumprimento de suas metas pessoais

Business

Foto: © Depositphotos.com / andresr

Receber recompensas, como aumento de salário, e alcançar posições hierárquicas mais elevadas na empresa com base no mérito e desempenho pessoal de cada funcionário é conhecido como meritocracia.

Esse modelo de gestão procura o equilíbrio entre os desafios estratégicos estipulados pela empresa, visando à produtividade por meio da premiação para aqueles que cumprirem suas metas. Para isso, metas quantitativas e qualitativas são acordadas anteriormente com os líderes das equipes.

Com isso, parte-se do pressuposto que nesse sistema não há discriminação entre raça e sexo, pois as recompensas são atribuídas pelos resultados positivos que foram apresentados individualmente.

Cada vez mais as empresas brasileiras estão promovendo seus colaboradores conforme o cumprimento de metas profissionais previamente estabelecidas e até mesmo aquelas não esperadas pela companhia. Por praticarem essa política há mais de 20 anos, as multinacionais que se instalaram no país foram as grandes responsáveis por introduzirem esse sistema de gestão nos anos 2000.

Um dos benefícios ao implantar a meritocracia nas empresas é que os funcionários tomam para si o estímulo de se esforçarem ao máximo para atingir o que lhe fora proposto. Além disso, estimula a competição saudável, o que resulta em maior produtividade e eficiência no trabalho.

Além da premiação por mérito ser de cunho financeiro ou hierárquico, os funcionários também podem ser recompensados com viagens, bolsas de estudos, treinamentos etc. Outro ponto que deve ser levado em conta é que a meritocracia também é uma forma de atrair e reter talentos. Além disso, traz diversas vantagens para as empresas. São elas:

1- Após estabelecer metas claras, é possível observar de perto a qualidade do trabalho apresentado pelo funcionário ao cumprir o que lhe foi determinado anteriormente;

Business

Foto: © Depositphotos.com /
Wavebreakmedia

2- O funcionário é estimulado a alcançar o que lhe fora pedido de maneira eficaz;

3- A remuneração é de acordo com a performance pessoal;

4- O sistema de meritocracia deixa claro quais são as responsabilidades de cada colaborador;

5- Gera aumento de produtividade nas organizações;

6- Promove a eficiência da equipe;

7- Estimula o trabalho em equipe, o que fortalece o grupo;

8- É o momento para o profissional valorizar suas qualidades;

9- O funcionário pode se aproveitar dos feedbacks para se desenvolver e identificar pontos fortes e melhorias.

Matérias Relacionadas