Após ter provavelmente passado por algumas entrevistas ao longo de sua carreira, chegou o momento de estar do outro lado da mesa. Assim como o candidato se prepara para este encontro, o entrevistador também deve tomar alguns cuidados para realizar a entrevista e fazer a melhor escolha para a vaga em aberto.
Antes de tudo, o entrevistador precisa ter clareza do que a empresa está buscando. E isso tem a ver não apenas com as habilidades técnicas necessárias ao cargo, como também o perfil desejável. Nesta lista podem entrar fatores como experiência, tempo de formação, línguas estrangeiras, habilidade para lidar com pessoas de diferentes culturas, etc. O entrevistador pode, inclusive, criar um pequeno roteiro para que aborde todos os pontos que foram considerados essenciais. Características de personalidade como timidez devem ser destacadas apenas em atividades onde sejam realmente diferenciais, como no caso em que o candidato terá de lidar de forma ativa com o público, por exemplo.
Quanto mais o candidato se sentir confortável, melhor conseguirá se expressar. Para isso, uma boa dose de gentileza e objetividade ajuda muito. Da mesma forma, é importante que seja preparado um ambiente organizado para a entrevista e que o entrevistador não seja constantemente interrompido ao longo da conversa. Além de ajudar o candidato, estas atitudes tornam a empresa mais atraente para os talentos, que também estão avaliando a estrutura e a solidez da organização.
Durante a conversa, além das questões relativas à vaga, o entrevistador deve procurar saber quais são as motivações do candidato e de que maneira ele lida com os seus compromissos profissionais. É por isso que os entrevistadores buscam entender de que forma o candidato saiu de seu último trabalho e como eram as relações com os antigos companheiros. Dificuldades para trabalho em equipe podem ser verificadas com demonstrações de egocentrismo excessivo (em um discurso muito centrado no “eu”), por exemplo.
Depois de todas essas atitudes, o entrevistador precisará avaliar as entrevistas e, juntamente com outros integrantes da empresa, decidir pelo candidato mais adequado. Além de avisar o escolhido, é muito importante ter a delicadeza de dar uma resposta para todos os outros candidatos. Você pode enviar um e-mail ou – ainda melhor – telefonar para eles, agradecendo a participação no processo de seleção. Mais do que um ato de gentileza, trata-se de um ato de respeito, primordial para qualquer organização.