Uma boa liderança pode ser algo difícil de definir e compreender. Sabemos com facilidade quando alguém é um grande líder quando estamos trabalhando para ele, mas, mesmo alguns líderes têm dificuldades em apontar quais ações são eficazes e quais devem ser deixadas de lado no exercício de suas funções.
É lógico que cada empresa possui peculiaridades e que isso deve ser levado em conta quando assumimos a postura de liderança, mas algumas habilidades podem se destacar e são capazes de se encaixar em todos os ambientes e formar líderes de sucesso. Em artigo publicado na Business Insider, Travis Bradberry aponta seis atitudes que bons líderes possuem e que podem ser adotadas por todos nós.
Líderes de sucesso são bondosos
Muitos líderes têm dificuldades em construir atitudes bondosas e colaborativas sem criarem, por isso, uma imagem de fragilidade. O segredo do tom que se deve dar é compreender que a verdadeira bondade é forte. É importante saber dizer a verdade, ser franco, ser direto e praticar essas atitudes de maneira natural, trazendo-as para a rotina do trabalho e sem impregná-las de julgamentos ou repreensões.
Ser correto e bondoso também se relaciona com não buscar benefícios em troca de sua boa ação. Um bom líder entende que ajudar no crescimento do próximo é contribuir para o crescimento de toda a empresa. Os benefícios virão posteriormente de maneira natural.
Bradberry cita como exemplo o CEO da Starbucks, Howard Schultz, que investiu US$ 250 milhões para educação de seus funcionários e mesmo assim dá toda liberdade àqueles que, por ventura, venham desejar sair da empresa para a busca de outras carreiras. Ele sabe que o investimento não foi em vão e que, mesmo com a saída de alguns funcionários, o investimento feito tem retorno em qualidade nos serviços prestados pela empresa.
São fortes sem serem duros
A força é uma qualidade importante de um líder. As pessoas só seguirão uma liderança que considerarem forte e segura. Um bom líder sabe tomar decisões difíceis e controlar o grupo para encaminhá-lo com segurança ao objetivo traçado. Ele é o organizador, o suporte da equipe.
Quando um líder é forte, ele estimula toda sua equipe a também ser. Muitos líderes confundem essa força com atitudes dominadoras, controladoras e repressivas. Não é possível conquistar as pessoas forçando-as a algo. Para ganhar o estimulo e confiança de seu empregado é preciso inspirá-lo e ser um bom modelo.
São confiantes sem serem arrogantes
Confiança inspira e é um sentimento que possui alto grau de adesão e disseminação entre as pessoas. Quanto mais um líder for confiante, mais ele torna sua equipe confiante. O problema é quando a confiança vem centrada em ego e em interesse próprio. Logo a arrogância e a petulância são identificadas e em vez de ser um elemento agregador, esse líder se tornará alguém repelido pelo grupo.
Confiança tem relação com paixão por uma ideia e crença na sua capacidade de realizar. Tem relação com união de forças e com valorização dos talentos de cada membro de uma equipe. Um bom líder mostra para cada colaborador suas qualidades e a importância que ele possui na engrenagem do sucesso. Grandes líderes são também humildes, e sabem reconhecer não só seus talentos como o de todos os que os circundam.
São realistas sem serem negativos
Grandes líderes sabem ser positivos e buscar pontos de qualidade mesmo nos momentos difíceis. Nem por isso eles devem deixar de lidar com os fatos de realidade e trazer isso ao conhecimento da equipe. Saber apontar a situação real e identificar os pontos que devem ser melhorados e os que já possuem qualidades e devem ser mantidos é se posicionar de maneira serena e buscar o avanço mesmo quando diversidades precisam ser enfrentadas.
Eles fazem mais e falam menos
É lógico que palavras motivacionais são muito importantes, mas líderes que se estendem em verborragias e praticam ações que não são condizentes com suas palavras estão se traindo a todo o momento. Mais importante do que seus discursos são suas ações. Seja um bom modelo e inspire sua equipe pelo exemplo. Dessa forma o caminho a ser seguido se torna muito mais concreto e fácil de ser compreendido pelo empregado, assim como a vontade dele de executar bem uma tarefa que é inspirada em ações práticas.
Eles vestem a camisa
Os melhores líderes conhecem bem suas equipes e acreditam nelas. Um bom líder fará de tudo por seus funcionários. Eles não transferem culpas nem expõe as fraquezas de seus subordinados. Pelo contrário, criam estratégias para reverter essas fraquezas em sucessos.
Bons líderes também precisam acolher desafios, criticas e sugestões. Eles sabem interpretar essas análises como pontos importantes para suas evoluções enquanto líderes. Eles sabem que o equilíbrio nas relações sempre levará ao sucesso e ao bem-estar de todos os envolvidos em uma equipe.