Certamente você já viu ou recebeu alguma ação de mobile marketing ou M-Marketing, como é conhecido. Nesse mundo tecnológico em que vivemos, uma prática que cresce a cada ano é o envio de publicidade através de dispositivos móveis nos quais se destacam os smartphones e os tablets.
Hoje, entre os tipos de marketing, esse segmento digital é o que mais apresenta possibilidades de customização e riqueza na experiência devido ao avanço considerável de dispositivos móveis.
Talvez o tipo mais conhecido dessa ação seja o SMS Marketing. Ele consiste basicamente em enviar mensagens de texto para pessoas previamente cadastradas em listas. Geralmente o conteúdo promove testes gratuitos de serviços, programas de fidelidade, relacionamento, informativos, descontos, promoções relâmpagos ou campanhas interativas.
Não é cobrada taxa pelo recebimento da mensagem de texto. Porém, nem todos gostam desse tipo de marketing e hoje a maioria das grandes empresas de telefonia já permite a opção de desativar o recebimento destes conteúdos.
Além disso, por ter baixos custos, o SMS pode ser uma ferramenta alternativa de comunicação para diversos segmentos e públicos de uma organização, tais como funcionários, representantes, diretores, associados e outros.
Outra possibilidade de envio é o Bluetooth Marketing. Nele, o dono do celular recebe um arquivo de MMS, que tanto pode ser uma imagem, vídeo ou ligações pré-gravadas, de uma marca. Um ponto de desvantagem é o fato de que nem todos deixam o sinal de Bluetooth ligado o dia inteiro, pois consume bateria do aparelho, e isso pode diminuir o alcance da divulgação.
E como as ações desse setor se expandem, foi desenvolvido ainda o Mobile Commerce. No qual os produtos ofertados através do Mobile Marketing podem ser comprados e pagos prontamente a partir da utilização do dispositivo portátil, geralmente com diversas opções de pagamentos, desde a utilização de cartões de crédito ou cobrança direta na fatura do aparelho móvel.