Home > Mercado de Trabalho > Confira uma lista de grandes empresas que faliram

Confira uma lista de grandes empresas que faliram

Mappin, Arapuã e Lehman Brothers compõe a lista

Lehman Brothers está entre as grandes empresas que fizeram história.

Um levantamento do Serasa Experian de Falências e Recuperações concluiu que, em 2015, foram realizados 1.783 pedidos de falência em todo o país. O dado equivale a um aumento de 7,3% em relação a 2014, quando houve 1.661 requerimentos. Do total de pedidos efetuados em 2015, 923 foram de micro e pequenas empresas, 415 de médias e 448 de grandes empresas.

E quando se toca nesse assunto, facilmente entram nas rodas de conversas as histórias de grandes empresas que faliram. Elas viraram referência pelo sucesso que fizeram e pelas suas quedas norteadas de dívidas e má administração. Conheça algumas delas:

Mappin

A primeira loja da rede de departamentos foi aberta em 1913, em São Paulo, e logo se tornou uma das maiores referências no país. Em 1996, a rede sofreu um grave prejuízo, considerado um dos maiores da história, e foi comprada por Ricardo Mansur. A marca, juntamente com a Mesbla, loja que pertencia ao mesmo grupo, faliu em 1999. Em 2010, a marca foi vendida para a Marabraz por R$ 5 milhões. Há planos de reativar a marca, mas ainda a ideia não saiu do papel. A empresa Mappin revolucionou o mercado. Foi um dos primeiros shopping centers da elite paulistana, se tornando também pioneira a comercializar diferentes produtos em um mesmo local, a expor produtos numa vitrine a fazer crediário.

Lehman Brothers

Reprodução / Wikipedia Lehman Brothers

Fundado em 1850, o quarto maior banco de investimentos dos Estados Unidos não suportou a crise imobiliária. O banco investia em créditos imobiliários para pessoas consideradas com alto risco de inadimplência. Com o auge da bolha imobiliária, esse tipo de investimento passou a ser arriscado demais, o que comprometeu a credibilidade do banco. Com 25 mil funcionários, o banco decretou falência em setembro de 2008.

Arapuã

Reprodução Arapuã

Considerada a maior varejista de eletrodomésticos do país, a Arapuã começou com uma pequena loja de tecidos que Jorge Wilson Silmeira Jacob havia herdado do pai e se transformou em uma grande rede de 265 lojas, que disputavam a preferência do público com redes como Casas Bahia. Em 1999 começaram as dificuldades financeiras da marca. A Justiça decretou a falência da Arapuá em 2003, que não se consolidou por conta de recursos e pedidos de recuperação judicial. Em março de 2009, a Justiça rejeitou mais uma vez o pedido de recuperação da Arapuã e decretou de vez sua falência.

VASP

Reprodução / Wikipedia Viação Aérea de São Paulo Sociedade Anônima (Vasp)

Fundada em 1933, a Viação Aérea de São Paulo Sociedade Anônima (Vasp) começou a atuar no Campo de Marte, em São Paulo. Após chuvas inundarem o local, as operações ficaram comprometidas e a companhia pediu ajuda para o Governo de SP, que investiu em ações da companhia e construiu o Aeroporto de Congonhas, nova casa dos aviões da VASP, que foi adquirindo aeronaves cada vez mais modernos ao longo dos anos. Nos anos 90, a VASP foi privatizada, adquirida por Wagner Canhedo e passou a fazer voos internacionais. No final da década de 1990, a companhia não conseguia mais se manter. Acumulou dívidas fiscais e trabalhistas, deixou de operar em 2005 e teve sua falência decretada em 2008.

Manchete

Reprodução Rede Manchete

Xuxa, Angélica, Cavaleiros do Zodíaco, Jaspion, Dona Beija e Pantanal foram alguns dos sucessos eternizados pela TV Manchete. A Manchete, que até então era famosa pela revista, criada por Adolpho Bloch, foi parar nas telinhas em 1983. A emissora que tinha como slogan “A televisão do ano 2000” saiu do ar em maio de 1999, por questões financeiras. Adolpho não fez uma boa administração e as crises foram se agravando ao longo do tempo. Em 1995 teve início a primeira delas, quando os funcionários entraram em greve por falta de salários. Em 1993, chegou a ficar algumas horas fora do ar. Até Walter Avancini foi chamado para tentar salvar a emissora, até que em janeiro de 1999, a TV Manchete foi arrendada pela Igreja Renascer. O “M” de Manchete foi visto pela última vez em 17 de maio do mesmo ano e, em maio de 2000, a revista Manchete também chegou ao fim.

Stephenson Clarke Shipping

Reprodução / Wikipedia Stephenson Clarke Shipping

Considerada uma relíquia da Grã-Bretanha, a mais antiga companhia de transporte marítimo do mundo foi fundada em 1730, pelos irmãos Ralph e Robert Clarke. Era especializada no transporte de commodities, como carvão mineral e grãos. A empresa resistiu a algumas crises econômicas, mas sofreu com a queda das cotações e a alta do preço dos fretes. Com pouquíssimos empregados, a companhia vendeu seu último navio em julho de 2012 e encerrou suas atividades.

Matérias Relacionadas