Home > Mercado de Trabalho > Conheça a trajetória das mulheres mais poderosas

Conheça a trajetória das mulheres mais poderosas

Dilma Rousseff. Foto: blogplanalto

Segundo o ranking da revista americana “Forbes”, a chanceler alemã Angela Merkel ocupa a primeira colocação das mulheres mais poderosas do mundo. Esta lista é elaborada anualmente e inclui mulheres influentes na política, negócios, imprensa, entretenimento, tecnologia e organizações sem fins lucrativos. Segundo a publicação, elas são classificadas através da “fortuna, presença na mídia e impacto”.

Esta é o terceiro ano consecutivo que Merkel lidera a lista. Formada pelo Instituto Central de Físico-Química da Academia de Ciências em Berlim-Adlershof, ela é vista como uma das mais poderosas da União Europeia e segundo a própria “Forbes”, o destino do Euro está nas mãos dela.

A segunda colocada no ranking é Dilma Rousseff, primeira mulher eleita presidente do Brasil. Formada em economia, Dilma assumiu a chefia do Ministério de Minas e Energia, e posteriormente, da Casa Civil, durante o governo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2010, venceu a eleição presidencial brasileira.

A esposa de Bill Gates, Melinda Gates, aparece em terceiro lugar da lista da “Forbes”. Co-fundadora do Bill and Melinda Gates Foundation, sua prioridade é erradicar a pólio ao redor do mundo – meta que ela deve alcançar até 2018.

Já a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, figura a quarta colocação. Graduada em Direito, Michelle atuou como Reitora Associada de Serviços Estudantis da Universidade de Chicago. Hoje ela tenta divulgar a questão da obesidade infantil em seu país, sendo que um dos seus objetivos é propagar estilos de vida mais saudáveis para os americanos.

Hillary Clinton, esposa do ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, assume a posição de quinta mulher mais influente no mundo. A democrata virou senadora e mais tarde secretária de Estado, num feito inédito para uma primeira-dama.

O ranking da revista americana ainda traz na 13ª colocação a apresentadora Oprah Winfrey. Vencedora de múltiplos prêmios Emmy por seu programa The Oprah Winfrey Show, o talk-show com maior audiência da história da televisão norte-americana, hoje ela está engajada com a filantropia e mantém o Oprah Winfrey Leadership Academy for Girls na África do Sul.

Matérias Relacionadas