Home > Mercado de Trabalho > Descubra o que é mercado cambial brasileiro

Descubra o que é mercado cambial brasileiro

Ambiente é conhecido onde são realizadas as operações de compra ou venda de moeda estrangeira através de estabelecimentos bancários autorizados

Foto: © Depositphotos.com / dacasdo

Geralmente nos deparamos com o que é mercado cambial quando estamos prestes a realizar uma viagem para o exterior e precisamos trocar a nossa moeda pela estrangeira. Para entender melhor, o mercado cambial brasileiro é o ambiente onde se realizam as operações de câmbio (venda, compra e troca) entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre estes e seus clientes, diretamente ou por meio de seus correspondentes.

O mercado cambial brasileiro envolve negociações relativas tanto ao turismo, como transações de importação, exportação, doação a entidades, pensões, tratamentos de saúde, heranças e contribuições para instituições internacionais.

No Brasil, a política cambial é definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), ficando a cargo do BC fiscalizar esse mercado, podendo punir dirigentes e instituições mediante multas, suspensões, dentre outras sanções.

As taxas de câmbio praticadas no mercado doméstico são livremente negociadas entre os agentes e seus clientes. Diariamente, o Banco Central divulga as cotações para as diferentes moedas. Para isso, o BC coleta as taxas médias praticadas entre os bancos. Conhecida como “Ptax”, essa taxa média do dia serve como referência e não como taxa obrigatória.

Qualquer pessoa física ou jurídica pode comprar ou vender moeda estrangeira desde que a outra parte na operação de câmbio seja um agente autorizado pelo Banco Central e obedeça a regulamentação em vigor. Sendo que as operações de valor até o equivalente a US$ 3 mil não precisam ser documentadas.

Muitos optam por investir no fundo cambial. A prática consiste na aplicação de recursos em títulos emitidos em moeda estrangeira por bancos e empresas, acompanhando assim o comportamento da moeda.

E como uma economia de um país pode ser estimulada ou desestimulada pela taxa de câmbio, a autoridade monetária pode atuar diretamente no mercado, comprando e vendendo moeda estrangeira de forma ocasional e limitada com o objetivo de conter movimentos desordenados da taxa de câmbio flutuante, determinada pela oferta e demanda.

Matérias Relacionadas