Para entender como funciona o mercado de ações é necessário, primeiro, compreender o que é o produto desse mercado e onde ele é negociado. As ações são pequenos “pedaços de empresas”. Quando um empresário abre seu capital, ele permite que quaisquer pessoas comprem pequenas frações de seu negócio e se tornem sócios acionistas. Os investidores compram uma porcentagem do negócio e, em troca, são remunerados conforme os lucros da empresa, calculados com base na quantidade e no tipo das ações que detêm.
A compra e a venda de ações ocorrem na bolsa de valores, onde corretores credenciados negociam os melhores investimentos para compradores e vendedores. A bolsa de valores brasileira é a BM&Bovespa.
O mercado de ações compreende a oferta, a demanda e todos os processos envolvidos na negociação de ações na bolsa, incluindo a oscilação de preços. Conforme a demanda de compra e de venda e a incidência de outros fatores econômicos, pode haver valorização ou desvalorização uma ação.
Vários fatores contribuem para determinar o preço e uma ação, mas é possível dizer que, basicamente, são a especulação (a quantidade de demanda em relação à oferta) e os índices econômicos da empresa os maiores fatores de formação de valores. Notícias positivas ou negativas sobre o mercado em que a empresa atua, balanços econômicos, mudanças tecnológicas e os índices econômicos nacionais contribuem para o aumento ou a diminuição do preço de ações.
Entre as vantagens de comprar ações no mercado financeiro estão a possibilidade de ser sócio de uma grande empresa e receber parte dos lucros do negócio sem precisar gerenciá-lo pessoalmente. O lado ruim é que as empresas estão sujeitas a crises: nesse caso, suas ações podem perder valor.
Para começar a investir em ações, basta registrar-se em uma corretora autorizada, repassar o dinheiro que deseja investir e informar o tipo de ação a ser adquirida. Quando estiver pronto para começar, envie uma ordem de compra para o corretor. Ele irá verificar as melhores opções e a BM&Bovespa executará a transação e creditará as ações compradas em sua conta de investidor.
Os limites de valores, ações e o tempo de pagamento são detalhes importantes que a corretora escolhida poderá lhe informar. No site da BM&Bovespa é possível encontrar uma lista de corretoras credenciadas.