Com os avanços da tecnologia e a internet cada vez mais presente no dia a dia da população, algumas novas ferramentas e sistemas vêm surgindo, acompanhando as tendências de mercado. Neste sentido, o crowdfunding, um sistema colaborativo organizado por meio de plataformas online – sites, blogs, redes sociais, entre outros –, vem se transformando em uma importante ferramenta de financiamento para projetos.
Inspirado nos tradicionais levantamentos de doações para ações filantrópicas, a ferramenta foi redesenhada nos últimos anos e adaptada para o novo mundo tecnológico.
O crowdfunding é, normalmente, utilizado para conseguir capital para projetos culturais, científicos e sociais. No entanto, a ferramenta também ajuda na obtenção de capital de pequenos negócios, software livre e campanhas políticas.
As plataformas de crowdfunding funcionam como vitrines para exibir projetos e eventos que podem ser financiados por um coletivo de pessoas – os idealizadores devem estruturar suas ideias e divulgá-las a fim de conquistar seu público-alvo. Cada item conta com uma meta, em dinheiro, a ser alcançada.
Normalmente os projetos contam com uma grande quantidade de pequenos financiamentos, vindos de vários apoiadores. Na prática, o financiamento coletivo é um conceito novo que remete a algo bastante antigo no Brasil, a “vaquinha”. Dependendo do site, existem valores mínimos a serem pagos, mas sempre online por ferramentas como o PayPal.
Caso o projeto atinja a meta de contribuições, os apoiadores podem escolher entre recompensas oferecidas pelo apoiado. Por exemplo, se você participou do financiamento de um projeto que tem como objetivo desenvolver um festival de música, provavelmente ganhará entradas. Caso o projeto não dê certo, alguns sites reembolsam, outros doam para a caridade.
É importante lembrar que o responsável do projeto tem que ser transparente em suas ações, e se possível, propor mais formas das pessoas interagirem com o projeto. Isso porque, por ser colaborativo, todos tem o direito de saber o que está acontecendo.
Dos sites mais conhecidos, destaque para o norte-americano Kickstarter, lançado em abril de 2009, e o francês Ulule, criado em 2010. Apesar do sucesso dessas plataformas internacionais, no Brasil, as plataformas de crowdfunding estão cada vez mais populares. Os sites Catarse – conhecido como a maior e principal ferramenta do país –, Queremos, Mobz, Senso Incomum, Benfeitoria, Incentivador, Movere, Impulso e Embolacha são alguns exemplos de sucesso.