Também chamada de jargão profissional, a gíria profissional é muito utilizada dentro das empresas e organizações. São expressões que definem certos momentos ou ações de um determinado setor e são usadas na comunicação interna entre os profissionais da mesma área.
Usar a gíria profissional é mais comum do que se imagina, e essas palavras estão cada vez mais presentes dentro das corporações. A comunicação entre os membros de uma mesma equipe chega até a ser facilitada com o uso dessas expressões que, na maioria das vezes, reduzem expressões mais longas.
Porém, é preciso ter bom senso ao utilizar a gíria profissional, pois seu uso em excesso pode acabar se tornando cansativo e inválido. É sempre bom lembrar qual é a principal função de uma gíria: falar de um assunto específico de forma resumida e de fácil compreensão a todos que estão envolvidos. Se um desses pontos for comprometido, está na hora de repensar o uso dessas expressões.
Para que você não cometa o erro de utilizar as gírias profissionais de maneira ineficiente veja algumas dicas de como empregar os jargões a seu favor e a favor do seu ambiente de trabalho:
Dicas para usar gírias profissionais de forma inteligente
Use o bom senso
O primeiro passo é sempre ter o bom senso de pensar com quem você está conversando. Por exemplo, o uso da gíria pode ser feito tranquilamente quando você está com pessoas do mesmo setor, pois elas irão entender o que está sendo falado. No entanto, se você for usar as mesmas gírias para conversar com fornecedores ou clientes, por exemplo, a comunicação poderá ser mais difícil — especialmente no caso de gírias muito específicas.
Portanto, tenha sempre em mente quem está na conversa.
Evite excessos
Tudo que é excessivo se torna dispensável. Muitos profissionais ficam tão viciados no uso das gírias que acabam pecando pelo excesso. Uma frase com mais de duas gírias profissionais já fica mais “pesada” e difícil de ser compreendida (até mesmo por quem tem conhecimento da área).
Então, na hora de elaborar as suas frases pense rapidamente se as gírias realmente são necessárias. Em muitos casos, usar a linguagem coloquial é muito mais eficiente do que empregar as gírias profissionais e não ser compreendido. A comunicação quanto mais direta e leve, mais eficiente.
Peça um feedback
Repare que a própria palavra feedback já é uma gíria profissional, que se tornou bastante popular e conhecida em diversos setores. A melhor forma de saber se você está usando adequadamente as gírias profissionais é pedindo a opinião dos colegas que trabalham com você. Pergunte o que acham da sua maneira de se comunicar e do seu palavreado. Se eles apontarem que você está utilizando muitos termos técnicos, é hora de repensar a sua comunicação.
As gírias profissionais, em geral, se referem a termos em inglês. Usar essas palavras em excesso acaba por prejudicar qualquer diálogo, portanto, é importante avaliar a necessidade de realmente utilizá-las ou substituí-las por termos comuns.