Em meio à crise que tem tomado conta de diversas áreas do país, uma das grandes preocupações de grande parte da população economicamente ativa é como manter as finanças em ordem. E nessa hora tão complicada, nada melhor que receber as orientações de especialistas para não tomar atitudes erradas e deixar a situação ainda pior.
Suyen Miranda, pesquisadora em saúde financeira, pensa que as finanças são reflexos do valor que cada pessoa dá a si mesmo. “Se você valoriza quem é de verdade, gosta do que alcançou como pessoa e fortaleceu sua estima pessoal, por certo está com sua vida material acompanhando este cenário”, comenta. “Se existem dívidas descontroladas, dificuldades em receber dinheiro e restrições, posso assegurar que você está se restringindo ao mínimo necessário, por inconscientemente acreditar que só merece isso: o mínimo necessário”, completa.
Para sair de tal situação a especialista defende que vitimismo não é a melhor solução. Quando trilhamos um caminho de autoconhecimento e valorização, produzimos o que há de melhor dentro de nós, e só assim temos condições de oferecer aos outros os reflexos do bem-estar que cultivamos em nós mesmo. Pessoas que se colocam em posição de vítimas acabam por tirar de si mesmas a responsabilidade e a força para a mudança.
Para ter a coragem de virar o jogo e sair de uma situação apertada, a autora destaca três pontos a serem observados:
Valor pessoal
Faça o que for preciso sem se preocupar com a opinião alheia. Busque apoio em quem você realmente ama e se esforce para se autoconhecer, dessa forma será muito mais fácil saber qual caminho trilhar. Pare de focar apenas nas conquistas dos outros e concentre-se nos caminhos que você precisa percorrer para alcançar o seu próprio sucesso. Sofistique seu trabalho. Comece aos poucos, mas nunca deixe de investir. Só assim seu negócio irá crescer.
Valor de seu trabalho
Valorize cada moedinha em seu bolso, elas são fruto do seu trabalho e esforço. Organizar as finanças, ser econômico, saber investir e não deixar tudo correr solto apenas pagando contas, faz com que você realmente tenha controle do que gasta e do que recebe. Colocar tudo na ponta do lápis é um jeito de se organizar, mas também de valorizar seu trabalho. Afinal, ele faz parte de você.
Valor da atitude
Mais importante do que ler todas essas dicas é colocá-las em prática. Quem procrastina, deixa para depois, no fundo tem medo de ser criticado e pune a si mesmo porque se desvaloriza, não sabe lidar com o fracasso e o erro. Só é possível aprender após errar. Lembre-se que você possui tanto potencial quanto as pessoas que já atingiram o sucesso. Por isso, vá à luta. Atitude sempre!