Home > Mercado de Trabalho > Site de finanças pessoais avalia a personalidade financeira através da psicologia

Site de finanças pessoais avalia a personalidade financeira através da psicologia

O GoBakingRates usou estudo psicológico para traçar 8 tipos de perfis com objetivo de descobrir como as pessoas aplicam ou gastam seu dinheiro

De que maneira você organiza suas economias? Como você age na hora de investir e planejar seus gastos? Para saber o perfil econômico das pessoas, a editora Casey Bond, do site americano de finanças pessoais “GoBankingRates”, criou uma lista com os 8 tipos psicológicos de investidores e qual é a conduta deles ao lidar com o dinheiro, poder de compra e onde aplicam suas rendas.

Os perfis foram fundamentados no teste de personalidade Myers-Briggs, elaborado por Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers, que definiram personalidades classificando pessoas em racionalistas e sentimentais, sensoriais e intuitivas, dentre outras descrições. A editora trouxe o modelo e criou uma tipologia para identificá-las do ponto de vista financeiro ou seja, a qual perfil de investidores elas atendem.

Os oito perfis mais comuns são:

Doador (D)

Esta pessoa é movida pelo desejo de cuidar das pessoas e causas pelas quais mais se interessa. Independente da renda que possua, ele sempre compartilha e até poder ser alvo fácil para golpes.

Colecionador (C)

Sempre cauteloso, não gosta de dar dinheiro, não por avareza, mas porque são movidos pelo receio da perda financeira. Assim, evita de qualquer jeito situações que exigem a troca do seu dinheiro. Não gostam de emprestar ou gastar.

Devedor (D)

Uma pessoa que corresponde a este perfil empresta dinheiro para fazer compras de alto valor e está sempre endividado. Os gastos geralmente são maiores que os rendimentos.

Conservador (C)

Temeroso a riscos, é comum esta pessoa gerenciar suas economias de modo a nunca perder dinheiro. Geralmente coloca grande quantidade de seus investimentos na poupança, CDB (Certificado de Depósito Bancário) e títulos e imóveis.

Planejador (P)

Gosta de buscar estratégias de como poupar o dinheiro. Tem facilidade para identificar e priorizar sua renda e utilizá-la em vários objetivos que pretende realizar a curto e longo prazo.

Poupador (P)

Prefere não dever dinheiro a ninguém e realizar compras à vista, mesmo que para isso precise se enquadrar em um orçamento mais rigoroso.

Impulsivo (I)

Este investidor é movido pela sensação de posse e não consegue controlar suas ansiedades na hora da compra. Além disso, ele não consulta o planejamento. Às vezes isso é bom, pois em muitos momentos um investimento demanda uma decisão rápida para não perder a oportunidade.

Dinheiro

Foto: © Depositphotos / betochagas

Agressivo (A)

Ele escolhe priorizar os rendimentos e não se preocupa com riscos e juros altos. Trabalha muito mais para o presente do que para o futuro e desfruta de ganhos em curto prazo.

Depois de ler todos os perfis, qual se encaixa mais com a sua maneira de investir, poupar ou gastar seus rendimentos mensais?

Matérias Relacionadas