Todas as empresas, por mais estruturadas e bem geridas que sejam, estão sujeitas a passar por momentos de crise. E em alguns cenários, a única forma de manter as operações é realizar a redução de custos. Para conseguir resultados efetivos é preciso contar com um controle de custos devidamente organizado, a partir do qual seja possível verificar os itens a serem reduzidos.
Em geral, existem duas formas de redução de custos: a espontânea e a compulsória. A primeira é utilizada quando surge qualquer mínimo sinal de crise e visa manter as vantagens competitivas conquistadas pelo empreendimento. Já a compulsória é a que se ativa em momentos em que há dificuldades financeiras e a crise, já instaurada, coloca o negócio em risco.
Em ambos os casos, existem algumas opções consideradas mais importantes quando o assunto é a redução de custos. São elas:
Otimização da qualidade em todos os processos da empresa
É necessário reavaliar todo o processo de qualidade, levando em conta a necessidade de atender às expectativas dos consumidores com o menor custo. Algumas empresas – principalmente as de grande porte e prestadoras de serviços – assumem a diminuição da qualidade dos serviços, arcando com a possível perda de clientes por considerarem economicamente inviável atuar com uma qualidade mais alta. Será necessário avaliar novos riscos e possibilidades para tentar diminuir os custos nesta área.
Atenção ao custo global
Mesmo em momentos de crise, é preciso manter um pensamento amplo e de longo prazo. Isso significa fazer escolhas capazes de diminuir os custos no presente sem deixar de lado as consequências futuras. Um exemplo é a compra de máquinas e equipamentos: ao adquirir um maquinário mais barato, existe a possibilidade de, a longo prazo, surgir a necessidade de troca ou gastos excessivos com a manutenção destes equipamentos.
Compreensão da relação entre custo, preço e receita
Custo, preço e receita são fatores que se inter-relacionam constantemente para a manutenção da saúde financeira de uma empresa. Por isso, na hora de reduzir custos, é importante reavaliá-los com bastante cuidado. A redução do preço do produto ou serviço oferecido pode alavancar as vendas e trazer o aumento da receita líquida, por exemplo. Mas é necessário realizar esta ou qualquer outra ação referente ao preço de venda sem esquecer jamais a sua relação com o custo e a receita. Especialistas apontam que o ponto ideal de redução de custo é aquele onde a receita líquida para de crescer.
Aprimoramento da qualidade de dados e de informações de custo
Esta é uma ação que exige ousadia: trata-se de literalmente refazer a avaliação de custos utilizando métodos diferentes do utilizados até então (geralmente relatórios técnicos e bastante burocráticos). Consultores podem ser contratados para rever esses métodos e, a partir deles, rever relações entre custo, preço e receita, buscando a diminuição de custos.
Crença de que todo custo é redutível
Uma das principais limitações para todo processo de redução de custos é a crença de que já está trabalhando com o mínimo – e, portanto, não existe como promover uma redução de custos. Com uma análise correta, é possível buscar soluções e efetivamente modificar o quadro de custos dos empreendimentos. É preciso tomar cuidado para que os setores envolvidos (administração, vendas, produção, etc.) não criem resistência às possíveis mudanças. Acreditar na redução de custos permite ainda saídas mais sofisticadas do que, por exemplo, a demissão de funcionários.