Home > Mercado de Trabalho > Você sabe o que é um abismo fiscal? Entenda

Você sabe o que é um abismo fiscal? Entenda

Saiba como é a dinâmica deste fenômeno econômico que, ao quase se consolidar nos Estados Unidos, provocou momentos de temor e apreensão em todo o mundo

Foto: © Depositphotos.com / svl861

No final de 2013 e início de 2014, o mundo se viu apreensivo, diante de um possível abismo fiscal nos Estados Unidos. Uma vez que os mercados estão mais conectados e que os EUA têm importância central na economia mundial, uma mudança radical na capacidade do Estado americano de saldar suas dívidas surgia como uma ameaça de nova crise global. Medidas políticas foram tomadas para evitar que o cenário catastrófico se desenhasse. Mas, para muitos, seguiu pairando no ar a dúvida sobre o que é um abismo fiscal?

De forma bastante simplificada, o abismo fiscal ocorre quando o governo promove um elevado aumento de impostos conjugado com uma drástica diminuição de investimentos públicos. Esta ação faz com que todo o sistema econômico se desequilibre. No caso americano, o abismo fiscal era previsto por conta do fim de uma série de incentivos fiscais implantados pelo governo anterior ao de Barack Obama, há dez anos, além de cortes de investimentos em algumas áreas, como a militar e a social. Com essas medidas, aprovadas no Congresso pela oposição, seria retirada da economia local uma quantia aproximada de US$600 bilhões.

Por outro lado, o Imposto de Renda subiu 96% para uma parcela dos americanos, gerando um descontentamento geral de uma camada da população. Para piorar, a ameaça de abismo fiscal somou-se a questão do teto da dívida, que se trata do quanto o Estado por se endividar ao longo do primeiro semestre do ano. Por questões de disputa política, o governo americano viu-se paralisado diante de contas que não fechariam e, pior, poderiam gerar um verdadeiro calote em série a outros países, entre eles o Brasil.

Apesar de todo o clima de temor e apreensão, o presidente Barack Obama conseguiu articular sua base política e negociar uma saída junto à oposição ainda em janeiro de 2014. Ao redor do mundo, governantes e profissionais de diferentes mercados respiraram aliviados. A possibilidade de um abismo fiscal nos EUA, porém, explicitou uma fragilidade da economia americana e, sobretudo, de como os jogos políticos podem influenciar drasticamente o fluxo econômico.

 

Matérias Relacionadas