O mercado de trabalho reserva desafios constantes: estamos sempre na luta para buscar um emprego, para mantê-lo e também para conseguir boas posições na carreira. E esta terceira meta exige muito mais do que um bom diploma e cursos atualizados.
Se você prestar atenção, vai perceber que as promoções sempre são oferecidas aos funcionários que entendem a política da empresa, têm grande capacidade de resolver conflitos e estão sempre alinhados com os objetivos definidos pelos seus supervisores.
Se você faz parte do grupo de funcionários que deseja estar na mira dos próximos a serem promovidos dentro da empresa onde trabalha, a Fast Company, revista focada em negócios, tecnologia e design, conta quais são as cinco habilidades que você precisa desenvolver:
Escolha o ambiente certo para os seus talentos.
Não adianta você querer ser referência dentro da sua equipe e ganhar uma boa promoção se as necessidades e objetivos da empresa são diferentes dos seus. Sem um alinhamento não se vai muito longe e se você não atender às expectativas da empresa, não será reconhecido e não conquistará boas chances de promoção.
Fique atento aos valores de quem está acima de você.
Entenda quais os são os objetivos do seu supervisor, do chefe do seu supervisor e da empresa como um todo. Na dica anterior falamos sobre alinhamento, lembra? Se seus objetivos não forem comuns aos de quem já chegou onde você quer chegar, fica complicado ganhar aquela promoção tão esperada.
Foque-se nas tarefas diárias e em grande projetos.
Você precisa ser responsável para realizar suas tarefas diárias, mas nunca deixar de lado projetos que acha bacana serem implementados na empresa. Quem se fecha no seu mundinho e realiza apenas o que lhe é proposto dificilmente ganha uma promoção. Aprenda a ter uma visão mais estratégica, seja pró-ativo e saia na frente.
Faça pausas.
Não dá para pensar em novos projetos e recarregar as energias se você não se der uns minutos de relaxamento. Para isso, evite emendar uma reunião na outra e se dê uns minutinhos para pensar nas suas tarefas e não apenas executá-las de maneira mecânica.
Procure se dar bem com os colegas.
Nem só de trabalho vive um funcionário dentro da empresa. Saber se relacionar com os demais colegas de trabalho e ajudá-los sempre que necessário é uma das habilidades muito elogiadas dentro das empresas.