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Como afastar o sentimento de solidão profissional

A solidão, ao contrário do que se conhece, não atinge somente o lado pessoal e tem se tornado comum em empresas

iStockphoto.com / DragonImages Às vezes, profissionais em cargos muito altos não sabem com quem dividir suas emoções.

Era 1608 quando William Shakespeare utilizou a palavra solidão pela primeira vez na tragédia Coriolanus. Essa foi uma das primeiras vezes, que se tem registro, que o termo foi usado para mostrar um momento único, sofrido e profundo.

Sentimento que gera angústia, sensação de vazio e isolamento, a solidão é mais do que se sentir sozinho ou desamparado. É uma experiência que nos faz querer saber o porquê das coisas, das perguntas que fazemos e para as quais não encontramos respostas. É um sentimento que faz as pessoas precisarem de algo novo que as transforme.

O termo, que sempre remeteu ao lado pessoal, vem se tornando cada vez mais utilizado na vida profissional. De acordo com o coach de carreira Maurício Sampaio, o sentimento é mais comum do que se imagina e atinge principalmente executivos, profissionais liberais e empresários.

De onde vem a solidão profissional?

A rotina de trabalho, a carga de responsabilidades e as decisões difíceis são fatores que contribuem para esse sentimento. Mesmo com toda a conectividade promovida pela internet, as pessoas têm dificuldades para compartilhar desejos, planejar a carreira ou mudar seus rumos.

As mudanças, aliás, podem interferir diretamente em como as pessoas se sentem ou lidam com as adversidades. É o que acontece com profissionais que tomam a decisão de trabalhar por conta própria. Muitas vezes eles ficam desmotivados justamente por esse sentimento de solidão.

Dicas para virar o jogo

Para vencer a solidão profissional é preciso se fazer presente. Quem se sente sozinho precisa se doar, agir e ir atrás, não se acomodar. Pesquisar sobre eventos, palestras e encontros profissionais que abordem assuntos de interesse, bem como participar de lançamentos de livros pode ajudar no processo. Afinal, eventos sociais são ótimos para conhecer novas pessoas, criar relações e, principalmente, compartilhar experiências e conhecimentos.

Se os profissionais deixassem o seu escritório para encontrar seus pares uma vez por mês para trocar experiências sobre gestão, discutir temas da atualidade e colaborar em rodadas de aconselhamento, a chamada “solidão profissional” poderia ser eliminada sem muito esforço.

De acordo com o especialista, ninguém deve se esconder no seu escritório. É preciso discutir as ideias com outros profissionais, debater sobre temas importantes para o negócio e, claro, tirar cinco minutos para conversar sobre outras coisas entre um café e outro.

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