Metas são ferramentas poderosas que nos ajudam a alcançar nossos objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais. Ocorre que uma meta mal definida, grande demais ou pequena demais, pode levar à frustração, atrapalhar o processo e levar à desistência, como explica Érico Rocha, o empresário eleito pela InfoMonay um dos mais influentes profissionais brasileiros em marketing digital.
De acordo com o especialista, para transformar essa problemática em resultados positivos, é importante definir não somente uma meta, mas três. Em seu vídeo, Érico compara o empreendedorismo a um jogo e afirma que se é você quem faz as regras, então deve definí-las de forma que você mesmo seja o ganhador.
Defina três níveis de metas utilizando algum tipo de progressão entre elas
1) A primeira meta precisa ser possível, passível de ser alcançada, com nível de dificuldade mínimo que garanta que todo aquele esforço tenha valido a pena.
2) A segunda meta deve lhe trazer satisfação. Além de ser passível de ser alcançada, ela deve proporcionar alguma realização.
3) Por último, defina o que o empresário chama de meta excepcional, aquela que conduz você a um elevado nível de dificuldade, que não seja impossível, mas que exija muito mais esforço para alcançá-la.
Para o especialista, definir três metas vai garantir que, de um jeito ou de outro, você atinja o seu objetivo, alcançando com mais frequência a segunda. Mas atenção, Érico lembra ainda que alcançar a terceira e mais difícil delas regularmente é um indicador de que ela não é grande o bastante.
As regras elencadas aqui se aplicaram muito bem à vida profissional de Érico, levando-o ao segundo lugar da lista de profissionais de influência da InfoMonay e transformando o seu canal no YouTube em um dos maiores canais focados em empreendedorismo digital do país em número de assinantes, impactando mais de 1 milhão e 500 mil pessoas a cada semana.
Então, para assegurar resultados positivos e alcançar os seus objetivos, além dos níveis progressivos de metas, é importante estar atento a outros fatores que explicaremos a seguir:
Indicadores de performance – acompanhando o seu desempenho: é importante criar maneiras de checar as metas cumpridas, acompanhando o desenvolvimento delas, utilizando métricas que quantifiquem sua performance de acordo com seus objetivos.
Diferença entre metas pessoais e profissionais: fatores externos, que estão alheios aos nossos anseios profissionais, costumam ter grande influência nos resultados.
Divida suas metas com alguém: Érico afirma que uma ideia, quando está na cabeça, é apenas uma ideia, mas quando você divide isso com outras pessoas, a ideia passa a existir no mundo.