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Como premiar funcionários da maneira correta?

Além de incentivar empregados com brindes ou viagem, programa deve valorizar com o reconhecimento público do trabalho bem feito na empresa

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Muitas empresas encontram formas diferenciadas de premiar quem se destaca, seja na criação de novos projetos, vendas ou mesmo na conquista do cliente. O ato de premiar funcionários é uma forma valorizá-los e com isso há menos possibilidades de perdê-los para as concorrentes.

A maioria das pessoas deseja ser reconhecida pelo que faz. Porém, na realidade, o que percebemos são muitas broncas e poucos elogios. Quando se implanta um programa de premiação, que é relativamente barato, isso pode gerar ótimos resultados, mas é preciso fazer de maneira correta.

Há várias formas de como premiar funcionários, que vão desde um brinde, objetos personalizados da empresa, cursos, até viagens e cruzeiros. Porém, antes disso, é necessário estabelecer um claro plano de metas, no qual também motive os funcionários que não são tão bons para que se esforcem em melhorar.

O essencial é que os funcionários entendam a mensagem e os objetivos a serem alcançados. A comunicação é o ingrediente-chave para o programa todo. Assim, a recompensa não precisa necessariamente ser em dinheiro. Em empresas pequenas pode ser desde uma oferta de horas flexíveis até mesmo um dia de folga. Vale muito da criatividade do gestor.

É muito mais importante para a pessoa ser convidada para um almoço preparado pelo próprio chefe do que um simples bônus no salário. Outra coisa simples é mandar cartas para a casa dos funcionários, dando parabéns pelos resultados. Ou comprar ingressos para o cinema, teatro ou jogos de futebol, e combinar de ir todos juntos.

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Um erro que muitos gestores cometem é achar que a “gamificação” (o ato de transformar hábitos pessoais em uma espécie de jogo) pode ser usada para tudo, mesmo para consertar comportamentos errados dos profissionais, como chegar atrasado, ou para premiar atitudes que já são esperadas. Um alerta é se começar a distribuir vale-presentes toda semana, eles se tornam uma expectativa, não um prêmio.

Outro ponto que deve ser levado em conta é o gestor anotar todos os anos o desempenho de cada funcionário, assim terá um balanço do trabalho baseado não só na produtividade ou deslize de um ano. Premiações em grupos também são válidas, assim como bonificações por tempo de casa. Mas vale ressaltar que mais do que um simples troféu, o que mais importa é o reconhecimento público do trabalho bem feito.

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