Procurar emprego não é tarefa fácil. Seja porque você foi demitido, seja porque você decidiu pedir as contas para procurar algo mais interessante no mercado, a luta por uma nova colocação sempre gera ansiedade.
A falta de uma data certa para receber um novo salário e novos desafios profissionais, os processos seletivos cada vez mais acirrados e a luta para manter a contas em dia pode tirar o sono de qualquer um. Entretanto, essas preocupações podem atrapalhar a busca pela recolocação e ainda comprometer a contratação, caso o selecionador identifique seu nervosismo.
Para ajudar você alcançar o equilíbrio emocional e se manter automotivado enquanto está procurando emprego, separamos algumas dicas você:
Acorde focado em pensamentos positivos
Evite acordar triste porque não vai se arrumar para ir trabalhar. Levante-se com a certeza de que hoje será um bom dia. Olhe-se no espelho e diga para você mesmo frases positivas e otimistas. Você perceberá que seu entusiasmo será outro para buscar novas oportunidades de recolocação no mercado.
Trace uma rotina
Não é só porque você está desempregado que se dará ao luxo de dormir todos os dias até 12h. Defina um horário para se levantar, tome um bom café e trace um planejamento para buscar emprego. Sem uma rotina, você ficará perdido e possivelmente estressado.
Adquira novos conhecimentos
Aproveite este tempo livre para se manter atualizado. Se você não tem dinheiro no momento para investir em algum curso, peça livros emprestados aos amigos, assista a vídeos de profissionais que são referência no mercado, baixe e-books gratuitos… você vai perceber que oportunidades para manter seu conhecimento em dia não faltam.
Dedique-se a um hobby
Ficar preso ao computador o dia todo pode deixar você estressado e ansioso. Aproveite que você está em casa para dedicar mais tempo a um hobby.
Dê atenção à família e aos amigos
Espairecer é sempre importante, ainda mais porque a gente nunca sabe quando a recolocação vai acontecer. Aproveite suas horas livres para curtir mais sua família e rever os amigos. Estar próximo a pessoas que lhe querem bem vai levantar o seu estral e renovar suas energias para continuar na luta por emprego.
Organize suas finanças
Dê uma boa olhada na sua conta bancária e trace um plano para manter as contas em dia. Quando se está desempregado o dinheiro vai encurtando e o nervosismo toma conta. Fazendo uma planilha de gastos você se torna mais controlado e calmo.
Não perca a autoestima
Uma recolocação pode levar alguns dias ou meses. Enquanto uma nova vaga não aparece, não deixe a peteca cair. Cuida da aparência sempre. Sentir-se bonito diante do espelho trará autoconfiança e pronto para aquelas entrevistas que acontecem de última hora.