Home > Motivação > Como se manter motivado no trabalho?

Como se manter motivado no trabalho?

Bateu um desânimo? Conheça algumas atitudes simples para motivar a si mesmo, mantendo a qualidade e a produtividade em sua rotina de trabalho

A rotina diária com suas repetições e os desgastes naturais de qualquer trabalho podem gerar desânimo e desmotivação. Como consequência, a satisfação vai ficando longe, a vontade de inovar se afasta e as relações com os companheiros de equipe esfriam. Sem a carga necessária de energia, é grande a chance da produtividade também diminuir. Ruim para o funcionário e para a empresa, que depende dos bons resultados de todos para prosperar.

Uma parte da responsabilidade pela motivação de um funcionário é, sem dúvida, de seu líder e da estrutura da organização onde atua. Contar com um tratamento adequado, ter metas desafiadoras, mas possíveis de serem alcançadas e possibilidades de aumentos progressivos de salário ajudam na motivação de qualquer profissional.

Porém, uma parte considerável da motivação depende do próprio funcionário. Manter-se motivado, em condições estruturais mais ou menos favoráveis é fundamental para que problemas possam ser superados e resultados positivos alcançados.

Para dar uma força extra à automotivação, uma dica é criar as suas próprias metas. Elas podem ser semanais e até diárias e serem encaradas como os passos necessários para chegar a um grande objetivo (por exemplo, a meta mensal fixada por seu líder). Trabalhar com várias pequenas metas nos ajuda a enxergar melhor as vitórias do dia a dia, o que aumenta a motivação.

trabalho

Foto: blogdalu

Outra estratégia para manter o pique no trabalho é mudar a rotina, de forma criativa, buscando realizar suas tarefas cotidianas de uma maneira diferente. Tente observar as suas atividades de uma nova perspectiva, procurando inventar novos métodos que visam a melhoria de suas próprias atividades. A criatividade nos enche de energia e pode modificar a forma como enxergamos a nossa própria atuação.

Encontrar tarefas que tragam um prazer especial também é importante. Nenhuma profissão oferece atividades cem por cento prazerosas. Mas saber o que traz mais satisfação é um conhecimento poderoso para se motivar. Pode ser interessante lembrar-se dos momentos prazerosos nas horas em que tudo parece te aborrecer. Ao compreender o equilíbrio entre os momentos de prazer e outros, mais cansativos, o funcionário saberá quais são os momentos em que necessitará de mais motivação e agirá nesse sentido.

Matérias Relacionadas