Motivar uma equipe não é tarefa fácil, muitas vezes a falta de diálogo e até o comodismo atrapalham o desenvolvimento do trabalho em uma empresa. Uma das formas mais eficazes de motivação de funcionários são dinâmicas em grupo. De uma maneira descontraída o supervisor pode ajudar a fortalecer a confiança entre colegas e aumentar a autoestima da equipe.
Confira algumas dinâmicas para motivação de funcionários:
As maiores histórias
Esta dinâmica de motivação pode ser usada com equipes de venda de qualquer ramo. Ela tem o objetivo de fazer com que os indivíduos reflitam sobre suas maiores realizações como vendedores, mantendo o foco nos clientes e fortalecendo a autoestima da equipe.
Os materiais utilizados serão: papel e caneta para todos os participantes, além de algum tipo de prêmio para todos.
Como fazer: Peça que cada integrante da equipe escreva em um pedaço de papel a sua maior realização relacionada a vendas. Pode ser a maior venda, alguma negociação complicada em que teve um resultado satisfatório ou algo do tipo. Depois de escreverem suas conquistas, peça para que os vendedores pensem no que os levou a conseguir o objetivo, qual foi o diferencial, o que disseram para o cliente comprar o produto. Logo após o momento de reflexão, solicite que todos levantem e contem sua façanha. Depois que a equipe inteira tiver falado, entregue algum tipo de prêmio a todos. Seria interessante que após a dinâmica, o supervisor exiba vídeos motivacionais.
Missão possível
A dinâmica da Missão Possível tem como objetivo estimular o trabalho em equipe e a comunicação dos participantes, além de motivar o grupo a atingir metas na vida profissional. Ela pode ser aplicada de várias formas, e para vários tipos de pessoas, só serão necessárias algumas adaptações.
Os materiais utilizados serão: cópias da missão corporativa de sua empresa, papel de flipchart em branco e canetas pilot.
Como fazer: Comece a dinâmica explicando o conceito da missão corporativa da sua empresa. Separe os participantes em grupos de três a cinco pessoas de acordo com seus departamentos, entregue uma cópia da missão e o papel flipchart com as canetas. Explique que a tarefa deles será a de trabalhar em conjunto para desenvolver uma breve declaração de missão para seu departamento. Ouça as declarações e discuta-as para se certificar que todos tenham entendido. Quando a declaração estiver completa, obtenha a versão final e imprima uma cópia bonita a ser fixada na área de trabalho do departamento.
Eu queria… Eu quero – Automotivação e Visão de Futuro
Esta dinâmica motivacional causa um grande impacto sobre os participantes, pois faz com que todos reflitam sobre a tremenda diferença que existe em dizer “eu queria” e “eu quero”. Ela ajuda a exercitar a determinação, estimula o fazer acontecer e a automotivação levando os participantes a se comprometerem em realizar seus sonhos, seus planos, seus objetivos para curto, médio e longo prazo.
Come fazer: Peça para que os participantes se sentem e relaxem. Instrua-os a fecharem os olhos e pensarem em algum objetivo que possam ‘verbalizar’ mentalmente, começando com a expressão “eu queria”. Dê um tempo para que eles pensem e depois os peça para abrirem os olhos e trocarem de posição na cadeira. Volte a falar para os participantes fecharem os olhos, mas dessa vez os instrua a mentalizarem um objetivo ‘verbalizando-o’ com a expressão “eu quero” no início. Depois que abrirem os olhos faça perguntas. O que foi mais significativo, quando pensaram “eu queria” ou “eu quero”? Qual foi o desejo que “viram” realizado? “Eu queria” dá a ideia de que? “Eu quero” dá a ideia de que?