A meditação é uma técnica em que o indivíduo relaxa sua mente e corpo, entrando em um estado de concentração e descanso profundo. Esta atividade pode trazer diversos benefícios para a pessoa que se dedica à prática, influenciando positivamente várias áreas de sua vida: emoções, corpo, mente e até mesmo o lado profissional.
Muitas pessoas já utilizam a meditação como uma das ferramentas essenciais para aumentar a produtividade, colhendo benefícios que incluem a melhoria da rotina profissional, aumento do bem-estar, estímulo à criatividade e alívio do estresse. Apesar dos diversos benefícios, chegar ao estado meditativo requer muita paciência e dedicação, o que pode desanimar o praticante.
Como praticar meditação no ambiente de trabalho?
O primeiro passo é encontrar um local tranquilo e propício para começar a sua meditação. Por mais que a maioria das pessoas fique sentada durante esta prática, é possível meditar praticamente de qualquer posição: o ideal é ficar com a coluna ereta, fechar os olhos, respirar com calma e atentar-se aos cinco sentidos.
O passo seguinte consiste em esvaziar a mente e deixar que os pensamentos fluam naturalmente, sem julgá-los como positivos ou negativos. Tente se desligar por completo dos julgamentos e das preocupações, focando apenas no momento presente e em si mesmo. Não esqueça de desligar o seu celular para evitar distrações!
7 benefícios da meditação no trabalho
- Aumento da produtividade e da concentração;
- Redução do estresse;
- Torna o colaborador mais criativo;
- Reduz a ansiedade;
- Deixa o colaborador mais proativo;
- Reduz o tempo de execução das tarefas diárias;
- Torna o relacionamento interpessoal mais fácil.
Dica importante: é preciso ter em mente que a meditação no ambiente de trabalho precisa ser feita frequentemente, até que ela se torne um hábito que faz parte da rotina do profissional. Incorpore esta técnica ao seu dia e perceba como ele pode ser tornar mais tranquilo e prazeroso.