De acordo com o dicionário, diligência significa zelo, interesse ou cuidado aplicado na execução de uma tarefa, presteza em fazer alguma coisa. A importância dessa virtude também pode ser encontrada em várias frases do livro Provérbios, da Bíblia. Veja algumas delas:
“Os planos do diligente levam à vantagem certa” (Provérbios 21:5)
“O diligente será soberano, enquanto os negligentes se tornarão escravos”. (Provérbios 12:24)
“Viste a um homem diligente na sua obra? Perante reis será posto. Não será posto perante os de baixa sorte”. (Provérbios 22:29)
Mas como usar a diligência no ambiente de trabalho? Essa virtude faz de nós mais ambiciosos e competitivos na hora de executar tarefas e alcançar objetivos, sem deixar de lado os princípios éticos. Diligência é um trabalho focado na execução e no resultado da tarefa. E, como consequência, adquirimos respeito e admiração.
Paulo Vieira, Master Coach e PhD em Coaching, criador do método Coaching Integrado Sistêmico (CIS®) e autor do livro O Poder da Ação, é um dos especialistas que ressalta a importância da diligência no mercado de trabalho. Em um de seus vídeos, Paulo conta que há profissionais que produzem entre 30% e 60% do necessário ao longo do dia e se ressentem porque não são promovidas, não crescem e não ganham dinheiro.
“Elas dizem: ‘Quando eu for reconhecido eu vou dar o meu melhor’, quando na verdade o processo é o contrário: primeiro eu faço mais para depois eu ter o reconhecimento”, defende.
Como funciona na prática?
Para exemplificar o trabalho de um profissional diligente, o Paulo Vieira apresenta uma metáfora de dois profissionais: um que está há 15 anos na empresa e outro há dois. O mais novato já havia sido promovido duas vezes, enquanto o veterano nunca tinha crescido na empresa, o que o deixava frustrado.
Para mostrar o motivo da falta de promoção, o chefe pediu que o funcionário veterano fosse até uma plantação da empresa averiguar uma denúncia: roubo de madeira por madeireiros clandestinos. O funcionário foi até lá e três horas depois trouxe a informação de que havia mesmo o problema.
O chefe agradeceu e pediu que o novato executasse a mesma função. Ele voltou duas horas depois informando a quantidade de madeira roubada e por onde ela era escoada e estocada. O novato também contou que já havia chamado as polícias federal e florestal e pedido que cercassem o local para recuperar a madeira e prender os madeireiros clandestinos.
Naquele momento o funcionário veterano abaixou a cabeça e o novato foi promovido novamente. “O novato fez a tarefa rápido, bem feita e focou no resultado, que era reaver o material. Já o veterano demorou e ainda trouxe uma informação que o chefe já sabia”, explicou Paulo.
Dicas para se tornar um profissional diligente
Uma vez que o trabalho diligente envolve foco, rapidez e excelência, vejas dicas de como melhorar seu desempenho no dia a dia:
Elimine as distrações
Sempre que desviamos o nosso foco acabamos procrastinando nosso trabalho, o que prejudica o resultado. E o seu grande desafio não é apenas fugir das distrações, mas prevê-las e não permitir que elas atrapalhem o seu dia. Identifique o que tira o seu foco e crie as barreiras necessárias.
Conheça bem as suas ambições
Uma pessoa diligente tem sempre um objetivo em cada tarefa que executa. Tem ambição e sabe o que deve executar para alcançar seus objetivos. Se você ainda não sabe o que quer do futuro, é bom fazer uma pausa, pensar seriamente nos seus sonhos e montar um plano de ação antes de dar o próximo passo.
Seja proativo
Assim como o funcionário novato exemplificado por Paulo Vieira, ofereça mais do que esperam de você. Em vez de apenas identificar o problema, tente resolvê-lo. Se você errar, será reconhecido por ter tentado e não criticado por ter ficado na inércia.
Descubra o que deixa você mais focado
O que você faz para esvaziar sua mente e manter-se focado nas atividades? Ouvir música? Desligar o celular? Fechar os olhos e meditar por alguns minutos? Encontre formas de ativar seu poder de foco para melhorar seu desempenho e seus resultados.