Empresas de grande porte, multinacionais e até mesmo startups sabem que uma equipe motivada é o grande diferencial para que um negócio se destaque no mercado. Quem trabalha feliz e descontraído rende mais no dia a dia e os resultados aparecem. É com este pensamento que a escolha por dinâmicas de motivação vem conquistando cada vez mais espaço no Brasil, principalmente junto aos profissionais de Recursos Humanos.
Outro ponto positivo das dinâmicas em grupo, ou individuais, é que também podem ser aplicadas durante o processo de seleção e recrutamento de novos trabalhadores. Além disso, também podem servir para aliviar o stress diário e dar aquela energia que o funcionário precisa para seguir em frente no trabalho.
Confira algumas dinâmicas de motivação rápidas e fáceis para fazer com seus colaboradores durante a semana:
Jogo das Frutas
Tempo aproximado: 20 minutos
Número máximo de pessoas: 30 colaboradores
Como fazer: reúna os colaboradores em uma sala, todos sentados em cadeiras e formando um grande círculo. O coordenador da dinâmica deve permanecer no centro e, então, o mesmo irá até um dos funcionários e irá dizer algumas das seguintes frutas: maçã, morango e abacaxi. Se a fruta escolhida for maçã, a pessoa terá que dizer seu nome. Se for morango, terá que falar o nome de quem está à esquerda e abacaxi, de quem está na direita.
Caso o coordenador fale “salada de frutas”, todos os participantes deverão trocar de lugar. Neste momento, o responsável pela dinâmica tentará sentar em uma das cadeiras e quem perder o lugar, iniciará no centro e recomeçará o jogo. O objetivo é incentivar maior integração entre os funcionários.
Jogo da bola
Tempo aproximado: 25 minutos
Número máximo de pessoas: 15 colaboradores
Como fazer: em uma área externa, posicione os colaboradores em um círculo e disponibilize uma bola. Quem receber a bola terá que falar seu nome, apelido e hobby, passando a bola para outro funcionário na sequência. Quem deixar a bola cair terá que pagar um mico escolhido pela equipe e irá para o centro do círculo. A ideia é descontrair a equipe e também que as pessoas saibam mais sobre seus colegas de trabalho.
Boas vendas
Tempo aproximado: 30 minutos
Número máximo de pessoas: 10 colaboradores
Como fazer: ideal para empresas com muitos vendedores, a dinâmica consiste em um profissional tentando vender algo para outro. Para tal, todos irão escrever de forma anônima, e em papeis dobrados, o que jamais gostariam de ganhar de aniversário. Um participante irá sortear um papel e escolher um colega de equipe para ser a “vítima”. Se conseguir vender, o dono do papel irá assumir o posto e, caso não tenha sucesso, o mesmo permanecerá na função. O objetivo é desenvolver a capacidade de venda da pessoa e tirar qualquer inibição.